EdUERJ lança segunda edição do livro "Oralidades e escritas pós-coloniais"

A obra pode ser adquirida no site da editora

Em 01/02/2021 11:00
Atualizado em 01/02/2021 14:09

Notícia por ABEU

EdUERJ lança segunda edição do livro "Oralidades e escritas pós-coloniais"

A EdUERJ lança a segunda edição do livro Oralidades e escritas pós-coloniais: estudos sobre literaturas africanas, de Ana Mafalda Leite. Considerado uma referência de estudos da área, o volume oferece uma abordagem multidisciplinar do desenvolvimento da literatura africana e analisa os rumos dos estudos empreendidos sobre essa vertente literária. 

A autora propõe um pensamento crítico sobre a intertextualidade entre as culturas africanas e europeias, e procura desmistificar equívocos conceituais sobre a literatura africana, afastando a ideologia colonialista que ecoa em determinadas teorias. São destacados equívocos recorrentes como subestimar a complexidade da tradição oral africana ou tentar classificá-la como fenômeno de caráter exótico. Percebe-se também a existência de tentativas de superdimensionar a contribuição das línguas europeias, aplicando à literatura africana o rótulo reducionista de produto colonial.

O livro também se debruça sobre as criações literárias que  se desenvolvem após a independência dos países africanos e incorporam elementos relativos ao novo contexto social. São analisadas narrativas produzidas por Mia Couto, Fernando Fonseca Santos, Manuel Rui, Ungulani Ba Ka Khosa e a poesia de Noêmia de Souza, José Craveirinha, Arlindo Barbeitos e de  Ruy Duarte, de Carvalho, entre outros. Assim, o livro possibilita uma compreensão maior do processo literário que brota da tradição e da oralidade do continente africano. A leitura atenderá aos interessados em áreas como Letras, História, Antropologia, Estudos Culturais e Pós-coloniais. 

Para adquirir um exemplar, acesse o site da editora.


Tags da postagem

eduerj