Edusp lança mais quatro obras

Livros podem ser adquiridos no site da editora

Em 27/09/2020 22:41
Atualizado em 28/09/2020 12:20

Notícia por ABEU

Edusp lança mais quatro obras

A Edusp lançou quatro novas obras. Os livros, de diferentes áreas do conhecimento, tratam de temas como direito à infância, educação física, política externa do governo Dutra e pedagogia. As publicações estão disponíveis para compra no site da editora. Confira abaixo mais informações sobre os recentes lançamentos: 

1. Coleção Atualidades Pedagógicas: Do Projeto Político ao Projeto Editorial, de Maria Rita de Almeida Toledo

Neste novo volume, Maria Rita de Almeida Toledo analisa uma coleção importante da Companhia Editora Nacional criada nos anos de 1930 por Fernando Azevedo, e sua continuidade até os anos de 1980, agora sob coordenação de Damasco Penna. A Coleção Atualidades Pedagógicas é analisada de acordo com a perspectiva da história cultural, tomando os impressos como objetos culturais e centrando sua atenção na materialidade dos tensos processos de produção, circulação e apropriação do conteúdo editado pelos agentes neles envolvidos. A autora analisa o perfil da Coleção e suas permanências e deslocamentos ao longo dos anos, mostrando como, em sua origem, se mostrou como uma estratégia política de seu criador para intervenção no campo da cultura e da educação, e posteriormente transformou-se num modelo de projeto editorial bem-sucedido entre educadores e estudantes de pedagogia.

2. O Alinhamento sem Recompensa: A Política Externa do Governo Dutra, de Genson Moura

A política externa brasileira, na Era Vargas, moveu-se de uma “equidistância pragmática” com os demais países para um alinhamento progressivo com a posição norte-americana. A partir de 1945, porém, com o fim da Segunda Guerra e a queda de Getúlio, em outubro, havia uma nova conjuntura. A política do governo de Eurico Gaspar Dutra, eleito em dezembro, parecia seguir a abordagem anterior, mas teve implementação bastante diversa: enquanto com Vargas o alinhamento era um instrumento, com Dutra ele se tornou o objetivo da política em si. A análise de Gerson Moura, publicada como um relatório de pesquisa em 1990 e inédita como livro, reconstitui a política externa e as relações internacionais brasileiras no período de 1946 a 1950, marcado pelo desgaste da ilusão de reciprocidade em relação às grandes potências ocidentais do pós-guerra, lideradas pelos Estados Unidos.

3. A Educação Física na Adolescência: Laboratório Didático, de Umberto Cesar Corrêa, Ana Cristina Zimmermann, Walter Roberto Correia

Este livro reflete o processo de construção de conhecimentos necessários à intervenção profissional em contextos escolares e não escolares de educação física para adolescentes. Os autores procuram estabelecer e selecionar objetivos, conteúdos e estratégias de acordo com as necessidades e expectativas dos adolescentes, procurando associar tais necessidades a capacidades, atitudes e valores dos esportes, jogos, danças, lutas, exercícios e ginásticas. Outra questão trabalhada pelos autores, professores da Escola de Educação Física e Esporte da USP com larga experiência didática, diz respeito à proximidade etária entre os graduandos, muitos deles adolescentes, e os seus futuros alunos no mercado profissional. Destinado à formação dos estudantes de graduação, o livro apresenta ao final de cada capítulo referências bibliográficas atualizadas para complementar o aprendizado.

4. Curso de Direito da Infância e da Adolescência, de Claudio do Prado Amaral

Apesar da inegável importância do tema, regido pelo princípio de prioridade absoluta desde a Constituição Federal de 1988, ele não é disciplina obrigatória nos cursos de Direito. Com este livro, o autor pretende apresentar as principais questões pertinentes ao tema aos estudantes de graduação e a profissionais de outros campos que não o Direito. Dividido em quatro partes, o livro aborda temas como as bases do direito da infância e da adolescência, com a análise do seu desenvolvimento no âmbito internacional e nacional; os direitos fundamentais assegurados às crianças e aos adolescentes; os mecanismos que garantem a efetividade dos direitos fundamentais, como as políticas públicas que têm por finalidade concretizar tais direitos e as medidas protetivas individuais aplicáveis em favor de crianças e adolescentes. Ao final de cada capítulo, há indicação de leituras complementares e de temas correlatos.

 


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