Historiador Rosario Romeo desvenda vida e obra de Richelieu em lançamento da Editora Unesp

Obra está disponível para compra

Em 19/07/2021 13:09
Atualizado em 19/07/2021 17:53

Notícia por ABEU

Historiador Rosario Romeo desvenda vida e obra de Richelieu em lançamento da Editora Unesp

Ao pensar no Cardeal de Richelieu, talvez a primeira lembrança que venha à mente seja o arquivilão no romance "Os três mosqueteiros", de Alexandre Dumas. Porém, personagem e pessoa histórica guardam certa distância, já que Armand-Jean du Plessis, bispo de Luçon, cardeal e duque de Richelieu, nunca participou de nenhuma conspiração contra o rei Luís XIII. Pelo contrário: leal ao monarca durante toda a vida, ocupou a posição de ministro principal do Conselho do Rei, atuando à frente de muitas questões concernentes à política interna e externa da França e a transformou em um Estado forte e centralizado. Estes e outros aspectos de sua vida e obra são apresentados agora em português no livro "Richelieu: nas origens da Europa moderna", lançado pela Editora Unesp e escrito pelo historiador italiano Rosario Romeo.

Mais do que uma biografia de Richelieu, a obra é também, e principalmente, uma fotografia dos primeiros trinta anos do multifacetado e intenso século XVII. A trajetória dessa proeminente figura se entrelaça com a história da hegemonia política, mas também cultural, da França nos dois séculos seguintes: o prestígio mundial da literatura, dos costumes e das ideias francesas não era um fato puramente intelectual; era também o resultado da preeminência da França na Europa – a qual as ações decisivas do cardeal ajudaram a forjar.

Segundo o organizador do livro, Guido Pescosolido, o texto apresentado é quase inédito. “Na verdade, trata-se da reimpressão das apostilas litografadas das aulas universitárias de história moderna ministradas por Rosario Romeo no ano acadêmico de 1963-1964 na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Roma, cuja circulação foi limitada aos estudantes daquele ano e, depois, aos do curso de 1970-1971”, contou à Editora Unesp.

A obra está disponível para compra no site da editora.


Tags da postagem

editora unesp