IMESP lança obra sobre Clarice Lispector no centenário da escritora

Livro analisa a ficção de Clarice Lispector em seis ensaios densos

Em 14/12/2020 01:39
Atualizado em 14/12/2020 10:45

Notícia por ABEU

IMESP lança obra sobre Clarice Lispector no centenário da escritora

Escreve Clarice: “Eu que escrevia com as entranhas, hoje escrevo com a ponta dos dedos”. O verso é de Clarice Lispector com a ponta dos dedos, a trama do tempo, que  traz seis ensaios de Vilma Arêas sobre a obra clariciana. Trata-se de edição comemorativa ao centenário da importante escritora, celebrado em 10 de dezembro de 2020. Ilustrado com fotos e manuscritos, além de prefácio de Samuel Titan Jr., no lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), a escritora e professora de literatura brasileira Vilma Arêas estabelece um amplo estudo da obra completa.

“Nas páginas de Clarice Lispector com a ponta dos dedos, o texto literário não é objeto inerte de uma teoria ou interpretação já pronta. Ao contrário: Vilma Arêas mimetiza o movimento mais essencial de Clarice Lispector e privilegia a procura reiterada e o encontro com o texto — que se produz, aqui, na forma de uma leitura sem pauta prévia. O resultado é fascinante: a obra fala e dialoga — e, quando lhe dá na veneta, ela cala ou pergunta. O que mais poderíamos pedir a um grande livro de crítica literária?”, registrou no prefácio Samuel Titan Jr., tradutor e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.

O livro, publicado originalmente em 2005 pela Companhia das Letras, vencedor do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) no mesmo ano e 3º lugar na categoria Teoria e Crítica Literária do prêmio Jabuti 2006, conta agora com itens inéditos. Além de uma rigorosa revisão, a edição da IMESP inclui um ensaio novo sobre um conto pouco estudado de Lispector: “A mensagem”, de A legião estrangeira.

 “É uma grande alegria para a IMESP publicar um título de referência sobre uma das mais proeminentes escritoras da nossa literatura, ainda mais neste marco de seu centenário. O livro é um convite a se aprofundar na obra singular de Clarice”, pontua Izabel Camargo Monteiro, Diretora Administrativo-Financeira da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

 

 


Tags da postagem

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo