Lançamento da Editora Fiocruz detalha a trajetória das leishmanioses no Brasil

Obra está disponível para compra online

Em 29/06/2020 11:01
Atualizado em 29/06/2020 17:00

Notícia por ABEU

Lançamento da Editora Fiocruz detalha a trajetória das leishmanioses no Brasil

Neste momento crucial para a ciência, a Editora Fiocruz lançou um volume que apresenta novas contribuições para a história da saúde pública do país. "Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo (fins do século XIX aos anos 1960)", escrito pelos pesquisadores Jaime Larry Benchimol e Denis Guedes Jogas Junior, detalha a extensa trajetória dos estudos sobre as leishmanioses (doença infecciosa causada por parasitas protozoários) no Brasil, englobando a descoberta de seus agentes etiológicos, as diversas espécies de leishmanias associadas às diferentes formas clínicas da doença, seus hospedeiros reservatórios e os flebotomíneos vetores. A obra aborda também aspectos da epidemiologia e ações de controle implantadas em contextos sociopolíticos e momentos diversos.

Além disso, o livro joga luz sobre aspectos pouco conhecidos da história da doença, inclusive os bastidores das articulações, dos planos de trabalho de pesquisadores pioneiros e os impactos que seus estudos tiveram à época de sua realização, assim como as implicações para estudos subsequentes em diferentes regiões do Brasil. Ao mesmo tempo, contextualiza o surgimento de importantes instituições de pesquisa pelo país e o início dos programas de cooperação internacional e de controle das leishmanioses.

O lançamento é o primeiro das duas partes da obra completa. Este volume inicial apresenta estudos que contemplam o início do século XX até 1965. A próxima parte, ainda sem data definida para ser lançada, começará com a chegada dos cientistas Ralph Lainson e Jeffrey Shaw ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, em meados da década de 1960.

A obra é uma coedição com a Fino Traço Editora e está disponível para compra na Livraria Virtual da Editora Fiocruz. Confira outras informações no site da Editora.

 


Tags da postagem

editora fiocruz