Obra analisa os impactos dos modelos norte-americanos de educação nas novas gerações de trabalhadores
Em 28/02/2020 14:21
Atualizado em 02/03/2020 17:43
Notícia
por ABEU
As rápidas metamorfoses no mundo do trabalho contemporâneo e as novas habilidades necessárias para a codificação das tarefas são alguns dos temas abordados pelo pesquisador Reginaldo C. Moraes em "Ensino Superior e formação para o trabalho:reflexões sobre a experiência norte-americana", lançamento da Editora Unesp, que visa a analisar as transformações nos métodos de aprendizado laboral na graduação.
A partir da análise de casos dos Estados Unidos e as tensões e contradições relacionadas às exigências e especificidades cada vez mais visíveis em seu mercado de trabalho, Moraes revela o funcionamento dos community colleges e a relação que a educação pode, quando a serviço de forças conservadoras, prestar um serviço contrário à ideia que se tem dela no senso comum: ao invés de incluir e promover a igualdade, aprofundaria a exclusão e a desigualdade.
Ao longo de 16 capítulos, divididos em quatro partes, o autor analisa a relação entre as principais transformações no mundo do trabalho e as propostas de adequação dos programas vocacionais. Em seguida, focaliza especificamente na estratégia pedagógica da apprenticeship, a aprendizagem ativa e dual inspirada no modelo alemão. Discute ainda os limites não escolares das reformas educativas, fatores nem sempre considerados nos debates correntes. Por fim, observa mais de perto o impacto nos community colleges e suas formas alternativas ao bacharelado.