Lançamento da Editora Unesp mergulha nos meandros do discurso religioso

Obra é de autoria do pensador francês Bruno Latour

Em 27/04/2020 11:25
Atualizado em 27/04/2020 13:33

Notícia por ABEU

Lançamento da Editora Unesp mergulha nos meandros do discurso religioso

A Editora Unesp acaba de lançar um novo título. Em "Júbilo ou os tormentos do discurso religioso", o antropólogo, sociólogo e filósofo da ciência Bruno Latour mergulha nos meandros do discurso religioso. O pensador francês estuda, cuidadosamente, as condições de enunciação da palavra "religião" e identifica as regras de uso que a tornam possível ou impossível. Um livro que mescla dois gêneros geralmente distintos: análise e júbilo.

O livro oferece uma abordagem singular sobre os conflitos intermináveis entre ciência e religião, mergulhando nas curvas do discurso religioso e esclarecendo-o de uma maneira original, em que forma e conteúdo se completam e contribuem para que o leitor se aproxime do objeto de análise. Latour explica que, em matéria de ciência natural ou social, o pesquisador tem o dever de adicionar sua opinião ao vasto edifício do saber, descobrir, inovar, produzir informação nova. Mas, ao se abordar a religião, o dever é a fidelidade; não deve inventar, mas renovar; não deve descobrir, mas recuperar; não deve inovar, mas retomar do zero o eterno refrão. 

O objetivo do autor em "Júbilo", é abordar a tradição cristã por um viés ao mesmo tempo direito e tangencial, apresentando as dificuldades encontradas por aqueles cujo propósito não é falar sobre religião, mas sim falar religiosamente.

Saiba mais sobre a obra no site da editora.


Tags da postagem

editora unesp lançamento