Lançamento da Editora Unesp reconstrói a saga dos judeus que imigraram para o Brasil

Obra pode ser adquirida no site da editora

Em 07/09/2020 10:15
Atualizado em 07/09/2020 12:35

Notícia por ABEU

Lançamento da Editora Unesp reconstrói a saga dos judeus que imigraram para o Brasil

O mais recente lançamento da Editora Unesp, o livro "O Brasil como destino: Raízes da imigração judaica contemporânea para São Paulo", de Eva Alterman Blay, já está disponível para leitoras e leitores. A obra ganha sua segunda edição em parceria com a Imprensa Oficial do Governo do Estado de São Paulo. 

Após três décadas de trabalho coletando dados e relatos sobre a imigração judaica para o Brasil proveniente de 17 países – a maioria da Europa Ocidental – e de diferentes classes sociais, a autora reconstrói os cenários da população ao longo dos tempos, questionando o estereótipo do judeu rico e bem sucedido. Revisitando e reformulando o significado de diáspora, a pesquisa refaz uma trajetória que vai desde as preconceituosas imposições à vida comunitária nos shtetlach da Romênia, da Polônia e da Rússia, passando pelo impacto da publicação dos apócrifos Protocolos dos Sábios de Sião, bem como pelo itinerário que figuras conhecidas como Armando Kaminitz, Ema Klabin e Tatiana Belinky precisaram percorrer para garantir a sobrevivência até sua chegada ao Brasil, onde preservaram suas raízes culturais mesmo em um mundo completamente diferente.

A coleção de histórias reunidas no livro, permeado por inúmeras fotos, ilumina como os judeus “foram empurrados como a maioria dos imigrantes pelos mesmos motivos e sempre buscaram a tão sonhada paz”. A autora explicita de onde vieram os judeus que escolheram o Brasil como destino, como e onde viviam anteriormente, e por que vieram. Além disso, questiona por que era necessário afirmar-se como judeu ou por que, para alguns, ser judeu poderia ser interpretado como uma “vergonha”. São as respostas sobre o que realmente significa ser judeu e o que é integrar a classe no país que o leitor vai encontrar nesta obra que registra exemplos de perseverança na luta pela preservação da diversidade das existências e pela tolerância entre povos.

A obra pode ser adquirida no site da editora.


Tags da postagem

editora unesp