Lançamento da EdUERJ analisa atividades remotas do Congresso Nacional

Obra está disponível para download gratuito

Em 22/02/2021 12:40
Atualizado em 22/02/2021 15:15

Notícia por ABEU

Lançamento da EdUERJ analisa atividades remotas do Congresso Nacional

A pandemia do coronavírus impôs uma urgência de políticas públicas na área da saúde, assim como medidas que visassem a atenuar os aspectos sociais da crise. Diante desse panorama emergencial, o Congresso Nacional precisou articular-se, adotando uma rotina à distância, para manter suas atividades sem colocar em risco a saúde dos parlamentares. O modus operandi do Poder Legislativo em 2020 é objeto de análise do livro Congresso Remoto: a experiência legislativa brasileira em tempos de pandemia, organizado por Fabiano Santos, lançamento da Coleção Sociedade e Política, da EdUERJ.

Os ensaios presentes na obra avaliam a agenda e a atuação do Poder Legislativo a partir da implementação do Sistema de Deliberação Remota (SDR), no dia 17 de março de 2020. O SDR permitiu ao Congresso continuar funcionando e vir a exercer um papel vital no combate à crise que se instalava, demonstrando muitas vezes sintonia com os anseios da sociedade. A dinâmica também contribuiu para que fossem mantidas as votações, reforçando um contexto democrático que não deixou brecha para soluções monocráticas.

Com informações e análises que retratam como se desenrolou o jogo político no período, o livro serve como antídoto contra informações inverídicas. A publicação integra a coleção Sociedade e Política, que é uma parceria entre o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) e a EdUERJ. Seu conteúdo  é fruto do trabalho dos pesquisadores do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), laboratório acadêmico do IESP.

A obra está disponível para download gratuito no site da  EdUERJ.


Tags da postagem

eduerj Congresso Nacional ebook e-book