Lançamento da Eduff aborda comida e alimentação no Brasil do século XIX ao XX

Em 15/03/2018 15:03
Atualizado em 20/03/2018 12:56

Notícia por ABEU

Lançamento da Eduff aborda comida e alimentação no Brasil do século XIX ao XX

Com lançamento previsto esta terça-feira (20), a partir das 18h, na Livraria Icaraí, no bairro Icaraí, em Niterói/RJ, o livro “Discurso sobre alimentação nas enciclopédias do Brasil: Império e Primeira República”, de autoria de Phellipe Marcel, é fruto de uma pesquisa que buscou compreender, criticamente, o imaginário sobre comida e alimentação que se construiu no Brasil do século XIX ao XX - principalmente nas enciclopédias brasileiras.

A pesquisa foi realizada nos acervos da Biblioteca Nacional e da Academia Brasileira de Letras, donde se extraiu o corpus de análise concentrado nas enciclopédias. A investigação abarcou obras datadas de 1863 a 1925: a "Encyclopedia do riso e da galhofa em prosa e verso" (1863), e outras, como a "Encyclopedia popular" (1879), a "Encyclopedia e diccionario internacional" (1920) e o "Thesouro da juventude" (1925), o primeiro livro a ser utilizado na educação infantil.

O referencial teórico utilizado na pesquisa foi a Análise do Discurso. Mas a obra não é dirigida apenas a especialistas, podendo servir de fonte de pesquisa para todos os públicos que desejarem conhecer mais sobre a constituição dos hábitos alimentares no Brasil.

Fonte: Ascom Editora Eduff 
 


Tags da postagem

Nível de Informação Nível de Comunicação