Obra da Editora UFMG aborda o papel do ator na produção cinematográfica

Lançamento ocorrerá no dia 31 de agosto

Em 23/08/2019 15:47
Atualizado em 26/08/2019 18:30

Notícia por ABEU

Obra da Editora UFMG aborda o papel do ator na produção cinematográfica

A Editora UFMG vai lançar no dia 31 de agosto, em Belo Horizonte, o livro "O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme", escrito por Rafael Conde. O livro é baseado na experiência prática do autor na produção de filmes, disciplinas e oficinas sobre o cinema, o trabalho do ator e a linguagem cinematográfica.

Para Rafael Conde, o encontro entre o ator e a câmera é a verdadeira essência do filme, ao contrário do que é comumente ensinado nas escolas de cinema, nas quais roteiro, montagem e autoria entram em disputa pela essência fílmica. Dessa forma, o livro investiga a realização do filme operada pelos modos particulares que cada encenador fragmenta, monta e lida com a repetição e o acúmulo de cenas. As aproximações e os atritos entre teatro e cinema são abordados por meio de conceitos como presença, rastro e espaço, que lembram a origem híbrida da encenação no filme. Tais conceitos servem para testar o ator como elo principal dessas duas práticas. O livro contém ainda o prefácio inspirador da diretora e atriz Yara de Novaes. 

O lançamento ocorrerá às 11h30, na Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi, Belo Horizonte), e contará com sessão de autógrafos.


Tags da postagem

cinema Encenação teatro lançamento editora ufmg atores