Voz do Técnico – Entrevista com o gerente de Marketing e Comunicação da Editora UFPR, Michael Schaffer Chagas

Michael Schaffer Chagas discute o mercado editorial brasileiro e os desafios das editoras acadêmicas

Em 16/05/2016 14:28

Notícia por ABEU

Voz do Técnico – Entrevista com o gerente de Marketing e Comunicação da Editora UFPR, Michael Schaffer Chagas

Para a coluna A Voz do Técnico desta semana, trazer uma conversa com Michael Andrew Schaffer Chagas, Gerente de Marketing e Comunicação da Editora UFPR até o início deste ano. Responsável por implementar esta área na EdUFPR, Michael mostra sua visão a respeito dos desafios das editoras universitárias para serem notadas em um mercado editorial tão competitivo como o brasileiro.

1. Como gestor de Comunicação e Marketing de uma editora universitária, quais você acredita que sejam os maiores desafios na hora de divulgar as ações da EdUFPR? As editoras comerciais, por sua vez, possuem mais recursos e autores conhecidos internacionalmente, sendo verdadeiras celebridades, o que muitas vezes facilita o trabalho de divulgação.

Quando iniciei minha trajetória na UFPR, a área de Comunicação e Marketing da Editora não existia, ou seja, não haviam contatos definidos ou caminhos traçados para nortear as ações desta área. Durante os 3 anos de gestão, os maiores desafios envolveram a identificação e a localização do público-alvo de cada livro, uma vez que apenas divulgar genericamente um livro, seja em redes sociais ou sites de livrarias ou distribuidores, não define a alavancagem de vendas. Além disso, a falta de verba para executar a divulgação em outros meios de comunicação que exigem investimentos financeiros é uma grande barreira a ser superada.

2. Já entramos no segundo trimestre de 2016, mas ainda temos muito a percorrer neste ano. Diante disso, quais são os principais planos da Editora UFPR para os próximos meses?

Do ponto de vista comercial, os planos traçados envolvem a ampliação do catálogo visando atingir novos públicos bem como manter a participação em feiras e eventos que fortaleçam a marca da Editora UFPR. Além disso, manter a qualidade dos títulos publicados bem como a indicação de prêmios reconhecidos nacionalmente, como tem sido com o Prêmio Jabuti, conquistados por 3 anos consecutivos.

3. Qual você acredita que seja a principal missão de uma editora universitária?

Entendemos que uma editora universitária tem por missão promover o conhecimento científico, ora publicados em livros, para a comunidade acadêmica em geral originados de aprofundadas pesquisas, que não seriam facilmente publicados por editoras comerciais.


Tags da postagem

Conhecimentos Técnicos Utilidades a voz do técnico