Leitura Virtual

Muitos e-books chegaram em janeiro

Em 19/02/2018 16:56
Atualizado em 19/02/2018 21:19

Notícia por ABEU

Leitura Virtual

Neste início de 2018, nossas associadas já trouxeram mais oportunidades de leitura a um clique de distância. Caso você tenha perdido as últimas publicações das editoras universitárias em formato digital, trouxemos sua atualização mensal dessas novidades com a coluna Leitura Virtual.

No início de janeiro, por exemplo, foram anunciados os títulos aprovados no Programa de Edição de Textos de Docentes da Unesp, realizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e pela Fundação Editora da Unesp (FEU), que recebe originais de autoria individual ou coletiva. Após serem submetidos ao Conselho Editorial Acadêmico (CEAc) da Editora Unesp para classificação final, sete títulos inscritos no programa em 2017 foram aprovados. Todos os livros estão disponíveis em formato Epub, que possibilitam a leitura em e-readers. Eles foram:
Governança multi-escalar dos recursos hídricos transfronteiriços na Amazônia, de Fernanda Mello Sant'Anna; Própolis e geoprópolis: Uma herança das abelhas, de José Maurício Sforcin; Retalhos de experiências modernas: história, culturas e cidades no interior Paulista – Primeira República, organizado por Humberto Perinelli Neto; Por que aprender isso, professora?" Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural, de Flávia da Silva Ferreira Asbahr; Bilac vivo: ensaios, de Álvaro Santos Simões Junior; Arquimedes, Pappus, Descartes e Polya: quatro episódios da história da Heurística, de Inocêncio Fernandes Balieiro Filho; e De quem é esse corpo? A performatividade do gênero feminino no teatro contemporâneo, de Lúcia Regina Vieira Romano.

Ainda no último mês, a Editora UERJ lançou, em parceria com o Instituto de Geografia da UERJ, o Atlas Escolar do Município de Três Rios, organizado pelo professor Glaucio José Marafon. O material, que sai em formato de e-book, foi elaborado por alunos e professores vinculados ao Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF). A proposta é apresentar aos estudantes das escolas públicas de Três Rios informações sobre o município. Trata-se de uma iniciativa que auxilia os docentes no processo de construção da identidade cultural do aluno morador da região, além de permitir uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas (naturais e humanas) presentes no município de Três Rios. O Atlas reúne textos, fotos, mapas, tabelas e gráficos e faz parte de uma série concebida pelo NEGEF, que já produziu títulos dedicados a outros municípios fluminenses, como Itaboraí, Quissamã, Nova Friburgo, Macaé,Teresópolis e Rio Bonito. A publicação estará disponível para download gratuito no site da editora.

Com os esforços de apenas duas de nossas associadas, já são diversas obras que poderão ser acessadas com maior facilidade pelo público leitor, bastando apenas um download. Podem ter certeza que ao longo do ano teremos muitos outros títulos para aproveitar.


Tags da postagem

Leitura Virtual Nível de Informação Nível de Comunicação e-books