Leitura Virtual

Agosto foi um mês repleto de novidades no âmbito digital para as editoras universitárias

Em 08/09/2019 21:43
Atualizado em 10/09/2019 13:40

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

Agosto viu diversas ações e lançamentos das editoras universitárias no meio digital. A lista de novidades é grande, por isso, vamos tentar resumir tudo aqui na coluna Leitura Virtual.

Para começar, uma novidade que está disponível on-line e pode ajudar muito o gerenciamento das editoras. Em parceria com o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), a Pucpress, editora da PUC-PR, publicou um manual destinado às editoras científicas brasileiras, com a proposta de aprimorar os seus processos de informatização e incentivar a produção e divulgação de conhecimento de maneira multidisciplinar. O Guia diz respeito ao Sistema OMP (Open Monograph Press), que contribui para a transparência e a eficiência de toda a produção editorial relativa à publicação de um livro acadêmico. Além do auxílio ao controle sistemático de editores, o OMP possibilita o desenvolvimento de um site para a Editora Universitária, no qual se torna viável a divulgação do catálogo e de locais para a aquisição dos títulos. Pioneiro no apoio ao uso do Sistema OMP, o manual orienta editoras a informatizar processos editoriais e desenvolver seus sites para disseminação de acervo. Mais do que uma publicação, os autores deste trabalho enxergam o Guia de Usuário do OMP como uma oportunidade de contribuir com a comunidade de editores no Brasil e incentivar um ofício basilar na produção de conhecimento e no avanço da ciência. Para baixar o manual e ver mais informações, acesse o site da Pucpress.

Já em termos de lançamentos, a Editus disponibilizou dois novos livros digitalmente. Na plataforma SciELO Livros encontra-se a publicação "Planejamento em Enfermagem", de autoria do Prof. Ricardo Santana (DCS/UESC) e da Prof.ª Angela Tamiko (UFBA). A obra descreve os principais conceitos teóricos, instrumentos metodológicos e trajetória histórica do planejamento em saúde em seus diferentes enfoques. Também está disponível no Editus Digital a publicação “Ensaios sobre fenomenologia”, organizada pelo Prof. Antonio Balbino Marçal Lima (DFCH/UESC). O trabalho conta com um conjunto de textos que inclui outros professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que discutem alguns dos temas mais importantes da fenomenologia a partir dos fundamentos de Husserl, da ontologia de Martin Heidegger e da fenomenologia da existência de Maurice Merleau-Ponty. Para baixar a obra em PDF é só clicar aqui. Contudo, ela também está disponível no formato EPUB na plataforma SciELO Livros.

Já a Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense, publicou sete livros. Destes, quatro são dos editais de apoio à publicação de livros impressos aprovados no fim de 2017. Os outros dois são publicações da Série “Memórias Fluminenses”, também impressas. Ainda assim, todas as sete publicações também estão disponíveis para download em formato PDF no site da Essentia Editora. Você pode conferir aqui a lista de obras.


Tags da postagem

e-book ebooks ebook Leitura Virtual Editus essentia editora pucpress livro digital epub