Leitura Virtual

Setembro foi um mês repleto de lançamentos de e-books e ações nas mídias digitais

Em 20/10/2019 21:13

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

Setembro foi um mês repleto de ações das editoras universitárias usando as plataformas digitais e de muitos lançamentos de e-books. Por isso, vamos direto ao ponto na coluna Leitura Virtual deste mês.

Para começar, a Editus – Editora da UESC disponibilizou mais títulos na plataforma SciELO Livros. Primeiro,  "Geografia e ensino: dimensões e práticas para a sala de aula", organizado por Gilmar Alves Trindade (UESC) e demais colaboradores. O trabalho apresenta como tema central o ensino de Geografia, com discussões teóricas e reflexões sobre o papel e a importância da pesquisa escolar. Em seguida, foi colocada a obra "Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares". O trabalho reúne uma série de estudos sobre a divulgação da produção científica por meio da internet, a partir da perspectiva de autores de diversas regiões brasileiras com diferentes formações. Os livros estão disponíveis em dois formatos: EPUB e PDF.

Mais uma dica de acesso a publicações foi divulgada em setembro: o Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ (e-Publicações UERJ) é uma plataforma que abrange o tripé da Universidade – ensino, pesquisa e extensão, contendo 80 revistas acadêmicas. A plataforma é gerenciada pela EdUERJ desde 2016 e desempenha, hoje, um papel importante na difusão da produção científica. São diversas áreas de conhecimento contempladas com frequentes atualizações de novas edições e artigos. Alguns desses periódicos receberam artigos até o fim do mês passado para serem inclusos nas publicações. Para mais informações sobre as regras para submissão de textos, prazos e revistas disponíveis, basta acessar o site da EdUERJ.  

Outra ação que ocorreu através das mídias digitais foi realização pela Editora da UFRJ. iniciou em junho a campanha “Imprimindo conhecimento, divulgando ideias! A importância de compartilhar saberes no trabalho e na vida”, com o intuito de construir memória sobre a sua produção. Ao longo deste semestre, a Editora UFRJ convidará ex-alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e profissionais de diferentes categorias a fazerem relatos sobre a importância dos livros da Editora em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Em outubro será o momento dos autores da Editora, que são professores, e no final do ano a campanha será aberta ao público que atenda ao perfil inicial, com a EdUFRJ convidando seus seguidores e amigos nas redes sociais a produzirem relatos para publicação.

Teve também lançamento de e-books, como já falamos. Publicado pela Argos, o e-book “Artes: criatividade e tecnologias” é organizado por Marcia Moreno e Diana Maria Gallicchio Domingues. A obra aborda pesquisas nas áreas de linguagem da fotografia, processos híbridos, arte, animação, interfaces e multimeios. Os cenários enfatizados na obra foram o das artes, do design gráfico, da ilustração, do design de moda, da fotografia, da multimídia e da criação digital interativa.

Já o livro “Economia Criativa: práticas para inovação e desenvolvimento” é uma sequência da primeira publicação lançada ao final do ano de 2017, fruto do Programa Institucional de Extensão – Cultura e Desenvolvimento, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Com o êxito do primeiro projeto, as professoras Rosângela Miriam Lemos Oliveira Mendonça e Márcia Câmara Bandeira de Figueiredo organizaram a obra, lançada pela Editora UEMG, para mostrar como o tema "indústria cultural" tem muitas contribuições a oferecer, não somente para o campo econômico, mas também para a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. A obra está disponível para download gratuito no portal da Editora UEMG, na seção Catálogo. 


Tags da postagem

Leitura Virtual