Leitura Virtual

Muitos lançamentos de livros digitais chegaram em outubro

Em 10/11/2019 21:11

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

Os lançamentos de e-books e de outras publicações digitais das editoras universitárias não param! Em outubro tivemos diversas novidades para quem quer a praticidade de baixar livros e poder desfrutá-los imediatamente nas suas plataformas de leitura. Por isso, reunimos na coluna Leitura Virtual as mais recentes novidades.

Da Editora UEMG tivemos alguns lançamentos, como “Mulheres, crianças e negritudes”. O respeito e a luta pela diversidade conquistaram as principais rodas de debate como nunca antes visto. Não é difícil constatar que temas como inclusão racial, igualdade entre os gêneros e os desafios na educação e na infância pautam cada vez mais a vida cotidiana – vida essa constantemente surpreendida por abusos. Com uma visão crítica acerca dessas questões, os professores Érika Oliveira Amorim e Jairo Barduni Filho desenvolveram um projeto de pesquisa em que reuniram seus textos e de outros colaboradores para a publicação desta obra. Outro título também da Editora UEMG disponível para download é “Os Atores da Crise Numérica do Judiciário Brasileiro”, que traz, com profundidade, as justificativas para o caráter lento do sistema jurídico do Brasil. Para completar, outro e-book da mesma editora ganhou menção honrosa no 33º Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira: “Histórias do Design em Minas Gerais”, organizado pelos professores Marcos da Costa Braga, Marcelina das Graças de Almeida e Maria Regina Álvares Correia Dias. A publicação da Editora UEMG foi lançada em 2017 e reúne experiências marcantes no ensino e na pesquisa do Design praticado nacionalmente, bem como as contribuições da Universidade do Estado de Minas Gerais na formação de profissionais em seu curso de doutorado.

A Editora Univille também está repleta de lançamentos de publicações digitais. O livro “Procedimentos operacionais padrão da Enfermagem (POP)”, de autoria da professora Luciana Ferreira Karsten, juntamente com os acadêmicos do 2° ano do curso de Enfermagem da Univille, está disponível gratuitamente para download no site da editora. A obra é de interesse para estudantes de Enfermagem e demais profissionais da área de saúde. Também foram lançadas novas edições dos periódicos "Acta Biológica Catarinense" e "Revista Confluências Culturais".  O download dos artigos são totalmente gratuitos e você pode encontrá-los no portal e no blog da editora. A Editora Univille divulgou ainda o dossiê "Patrimônio e sociedade: desafios ao futuro", que faz parte da Revista Confluências Culturais 2020. O texto objetiva compartilhar, em uma perspectiva interdisciplinar, os resultados de pesquisas realizadas ou em andamento que abordam problemas e desafios das sociedades contemporâneas quando pensam o futuro de seus patrimônios culturais. 

Já a Editora da UFAC também lançou um livro digital, "Teorias do Amor", de autoria de Alyne Brandão Alves, que está disponível para download em formato PDF no site da editora. Do complexo mundo dos sentimentos, a autora expressa de maneira poética o que seja amor. De maneira eclética e diversificada, Alyne Brandão passa toda a beleza de sua juventude e complexos de uma adolescente.

Por fim, o novo título da Editus - Editora da UESC disponível na plataforma SciELO Livros é "Programe-se: uma proposta de experimentação transmídia". A obra apresenta o processo de produção e a pesquisa teórica do projeto PROGRAME-SE, proposta de experimentação transmídia desdobrada em um documentário, uma web-série e um e-book, e suas discussões traçam um panorama acerca das tendências e perspectivas para o futuro da televisão em meio à ascensão de outras mídias. A obra está disponível no formato e-book e pode ser baixada para diversos suportes.


Tags da postagem

Leitura Virtual