Leitura Virtual

Relembre as novidades em publicações digitais que chegarem em dezembro de 2019

Em 13/01/2020 11:37
Atualizado em 13/01/2020 11:38

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

Voltamos em 2020 com a coluna Leitura Virtual para lembrar que em dezembro de 2019 ainda tivemos novidades nas publicações digitais das nossas associadas. O último mês do ano geralmente é mais parado em termos de novidades, muitas editoras já estão fazendo um balanço para o ano seguinte, mas as editoras universitárias continuam apostando nos e-books.

A própria ABEU lançou, durante a cerimônia de entrega do 5º Prêmio ABEU, a obra  "Editoras Universitárias: estratégias de gestão", que foi distribuída gratuitamente para o público presente e agora também se encontra disponível para download em nosso site. Coeditado por Flávia Rosa, diretora de comunicação da ABEU, e por Rita Virginia Argollo, presidente da Associação, o título traz artigos com experiências e cases de sucesso das editoras universitárias. 

A Edufba também se movimentou no fim do ano passado. Entre os dias 11 e 12 de dezembro a editora promoveu o 25° Festival de Livros e Autores da UFBA. Durante o evento foram lançadas 19 obras, entre e-books e livros impressos, de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, houve sessões de autógrafo com os autores presentes e uma feira de livros, onde foram comercializados todos os lançamentos da editora do segundo semestre de 2019. As obras mais vendidas durante o festival foram: "O valor do trabalho da enfermeira", "Contar histórias em espaços formais e informais de aprendizagens" e "Crianças e adolescentes em redes: tecnologias digitais e culturas lúcidas". Você pode conferir a lista completa de obras lançadas aqui. Além disso, a Edufba liberou em dezembro, na plataforma SciELO Livros, mais 27 obras. Com temáticas de diferentes áreas do conhecimento, como sexualidade, políticas públicas e linguagens, os títulos encontram-se disponíveis no site para compra ou download. Confira a lista em nosso site

Já a Editus - Editora da UESC também liberou na plataforma SciELO Livros mais uma obra para download gratuito: "Migrações e identidades - várias óticas e perspectivas", organizada pelos professores Maria Luiza Santos (DFCH/UESC), Clodoaldo Anunciação (DCJUR/UESC) e Vanessa Cavalcanti. Resultado do I Seminário Internacional Migrações e Identidades, realizado em Salvador (BA), a obra debate sobre a transformações socioeconômicas e culturais a partir do fluxo de pessoas de um lugar para o outro. Em dezembro, a Editus ainda teve motivos para comemorar: a editora ultrapassou a marca de 140 mil downloads na plataforma SciELO Livros, da qual faz parte desde 2017. Com a obra "Recuperação Ambiental da Mata Atlântica", de autoria de Danilo Sette de Almeida, a editora entrou para o ranking de mais baixados da plataforma, saltando da 19ª posição, em 2018, para a 11ª, em 2019.

Para finalizar, a EDUEPB, em parceria com a Editora Motres, lançou o livro digital “As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV”, obra produzida pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O e-book conta com 27 capítulos de pesquisadores de todo o país, com textos específicos para cada uma das cinco regiões brasileiras. O livro eletrônico é organizado por Ricardo Tesseroli, Pedro Chapaval Pimentel e Aryovaldo de Castro Azevedo Júnior.


Tags da postagem

Leitura Virtual e-book