Leitura Virtual

Em meio à pandemia, editoras universitárias reforçam iniciativas digitais

Em 11/05/2020 20:28

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

Por conta do distanciamento social e devido ao fechamento do comércio em diversas cidades brasileiras, as editoras universitárias estão reforçando ainda mais suas ações na internet, que se torna um canal de divulgação ainda mais valioso. Por isso, a coluna Leitura Virtual deste mês vai resgatar as iniciativas mais recentes de muitas de nossas associadas.

Primeiramente, a Editus - Editora da UESC disponibiliza suas obras publicadas gratuitamente na plataforma "Editus Digital". Criado em 2013, este projeto tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e incentivar a leitura. Atualmente são mais de 170 títulos nas mais diversas áreas do conhecimento publicados para download. Não é preciso sair de casa para ter acesso a esses trabalhos, basta baixar e ler no smartphone, tablet ou computador. A ideia é disponibilizar para o público títulos da editora após seis meses de sua publicação em formato impresso. 

Ainda em relativo à Editus, a editora criou dois projetos voltados para o público de redes sociais digitais: o Leia! e o Tá na Mão. A primeira iniciativa apresenta autores, contadores de histórias e parceiros que leem para os internautas. A ideia é estimular a leitura na quarentena e dar um pouco de suporte a quem está em casa. Os vídeos serão postados no IGTV (Instagram TV) da Editus. Por outro lado, o Tá na mão é uma ação voltada para a leitura especificamente nos stories do Instagram. Periodicamente, será disponibilizado um livro da Editus adaptado para este formato, para que possa ser lido no celular de modo bastante simples. Após o lançamento, os títulos ficarão disponíveis nos destaques. Acompanhe a ação da Editus nas redes sociais da editora, no Facebook e Instagram.

Já a Editora UnB está disponibilizando toda sexta-feira, para download gratuito, um livro do catálogo do seu catálogo. São obras de relevância do catálogo da Editora UnB, que normalmente não são disponibilizadas gratuitamente ou fazem parte de promoções. Os livros ficam disponíveis por 24h no site da editora.

A EDUFBA, por sua vez, publicou 38 novos títulos, de diferentes áreas do conhecimento, na plataforma SciELO Livros. As obras podem ser acessadas online e adquiridas parte em acesso aberto e parte disponível como e-books para compra. Outras 204 obras da editora já se encontram no portal. Confira aqui a lista de livros publicados.

A EDUFRN deu sua contribuição para este momento, disponibilizando a cartilha “Covid-19 e o cuidado de idosos”, que traz orientações simples destinadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O conteúdo foi preparado por uma equipe de profissionais de saúde, capitaneada pela Profa. Vilani Medeiros de Araújo Nunes, do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. A publicação aborda recomendações de medidas protetivas e de controle que poderão ser adotadas durante a assistência aos residentes, principalmente com relação aos casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado de COVID-19. Todas as recomendações seguem as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e pela literatura científica. A cartilha pode ser acessada gratuitamente no site do Repositório Institucional UFRN.

A Eduff também disponibilizou 100 títulos para download gratuito em seu site. Há opções para todos os gostos: de livros infanto-juvenis, passando por estudos de antropologia, história, educação, letras, matemática etc., o acervo da editora reúne trabalhos de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. A editora disponibiliza ainda uma amostra das primeiras páginas dos últimos lançamentos e de outros clássicos da editora em sua página do ISSUU. Desta forma, o leitor pode conhecer as publicações sem sair de casa.

Por fim, a Editora UFMS vai disponibilizar, no Repositório Institucional da UFMS e no seu catálogo de publicações, novos livros contemplados pelo edital Publica UFMS de 2019. Serão lançados cinco e-books: "Temas transversais para a formação médica: reflexões teóricas", "Os dilemas de Leonel: trabalho, moral e mudança social na selva alta peruana", "Guia prático de antropometria para adultos: técnicas, índices e indicadores", "Educação escolar e formação de professores: a prática da crítica e a crítica da prática" e "Sensoriamento Remoto para fins geológicos: noções teóricas e práticas". Estes são os primeiros livros lançados em formato digital em 2020 pela editora. Dentre as obras, quatro estão disponíveis desde o dia 23 de abril em comemoração ao Dia Mundial do Livro. 


Tags da postagem

Leitura Virtual e-book e-books epub ABEU