Leitura Virtual

Editoras universitárias têm dado mais acesso aos seus livros digitais

Em 21/06/2020 23:44

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

No atual contexto, está mais do que evidente que as editoras universitárias têm optado por disponibilizar mais obras em formato digital. Já mostramos aqui no site da ABEU diversas maneiras de adquirir esses títulos, através da campanha O livro nos aproxima. Mas além de oferecer acesso para livros já publicados, nossas associadas continuam trazendo novidades em e-books e ações digitais.

A Editora UEMG, por exemplo, lançou duas obras recentemente, sendo ambas gratuitas. Primeiro, "Oficina de música na escola pública: possibilidades pedagógicas" é um recorte da pesquisa de doutorado do professor e autor Fernando Macedo Rodrigues, na qual se discutem os processos e práticas de aprendizagem não formal e informal de música em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte (MG). O livro pode ser adquirido no site da editora, em acesso livre, através do download em PDF. Seu outro título é uma parceria com a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). A obra intitulada "Direitos humanos capital: desafios e desenvolvimento diante das crises da atualidade" coloca em pauta as múltiplas relações do Capital com os direitos humanos na atualidade, a partir do extrato dos melhores trabalhos apresentados no 1° Seminário de Direitos Humanos, realizado pelas instituições. Com a premissa de que o Direito está associado às relações desiguais de poder e, por isso mesmo, opera na pacificação dos conflitos sociais, os textos que compõem essa coletânea tencionam colocar esses processos em evidência, apontando caminhos para uma concepção de direitos humanos que esteja à altura desses desafios. A obra está disponível em formato digital, em acesso aberto para download no site da Editora UEMG.

A Editora da UFSC também lançou, gratuitamente, dois e-books, intitulados "Ensinando Permacultura" e "100 anos em 100 filmes". A primeira obra, organizado por Arthur Nanni e Soraya Nór, é uma síntese da experiência de ensino do Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC (NEPerma/UFSC), que procura transmitir a “cultura de permanência” de forma plural, com embasamento científico, transpassando diversas temáticas para possibilitar uma melhor compreensão de como planejar espaços geográficos sustentáveis de forma sistêmica. Por outro lado, "100 anos em 100 filmes: escritos sobre cinema" dá visualidade a um dos aspectos mais singulares da carreira do escritor Valêncio Xavier: a sua produção sobre o cinema. Com coautoria de Maria Salete Borba, responsável pelo estabelecimento do texto e organização da obra, o título reúne 127 comentários sobre filmes, documentários, livros e personalidades, em homenagem aos 100 anos do cinema, comemorado em 1995. As obras estão disponíveis para download em acesso livre no site da editora. 

Já a Editus - Editora da UESC lançou uma nova obra na plataforma digital SciELO Livros. A mais nova publicação, intitulada "Identidade e resistência afro-brasileira na obra de Jorge Amado", escrita pela Prof.ª Aline Nascimento (UNEB), está disponível para aquisição em formato e-book. O trabalho busca caracterizar os traços de tradição, tradução, hibridismo e resistência da identidade afro-brasileira por meio da releitura e análises de clássicos do escritor grapiúna, como "Jubiabá", "Gabriela, Cravo e Canela" e "Tenda dos Milagres". Futuramente, a publicação estará disponível também em formato impresso.

A Editora UnB, por sua vez, disponibilizou alguns títulos para download gratuito no Portal de Livros Digitais da UnB e agora adicionou mais duas séries, totalizando 14 obras: 10 livros da série "Ensino de Graduação" e 4 livros da série "Pesquisa, Inovação & Ousadia". No portal há ainda outros 11 títulos da Editora e 8 livros da Faculdade de Comunicação da UnB.

 


Tags da postagem

Leitura Virtual ebook e-book