Leitura Virtual

Editoras universitárias têm aumentado número de publicações digitais e eventos online

Em 10/08/2020 15:38

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

Mesmo com o retorno de muitas atividades, as editoras universitárias acabaram consolidando uma tendência para 2020: a aposta em mais publicações digitais e na promoção de eventos transmitidos em lives. Na coluna Leitura Virtual deste mês, vamos mostrar como nossas associadas estão se adaptando a este cenário cada vez mais.

A Argos Editora da Unochapecó lançou recentemente diversos títulos em formato digital. Primeiro, foi publicado em e-book a obra "A Fundeste e o ensino superior no oeste catarinense: 50 anos de história". O livro é resultado da pesquisa em documentos, leituras e encontros sob diferentes olhares da história da Fundação que levou o nome de Fundeste. Criada em 4 de julho de 1970 com o objetivo de ofertar cursos de Ensino Superior na região, essa trajetória levou à constituição da Unochapecó, a partir da qual foram criados o Instituto Goio-En e a Farmácia Escola, liderados pelos movimentos comunitários, políticos, empresariais, estudantis e da população que ansiava e desejava instituições de Ensino Superior na região. Outro título lançado foi “Migración, interculturalidad y educación: impactos y desafíos”em parceria com a Editora da Universidade de Salamanca (Espanha). Com organização de Jose Maria Hernandez Díaz, Adecir Pozzer e Elcio Cecchetti, o livro reúne uma série de trabalhos, pesquisas, estudos e experiências que abordam o crescente fluxo migratório, um problema de ordem mundial, motivado pelo aumento da pobreza, desigualdade socioeconômica, guerra e processos contemporâneos de colonialidade, também chamados de "neocoloniais”.

Além das novas obras, a Argos disponibilizou para download os Anais do IV Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa: Pós-Graduação em Educação, Produção Discente e Inserção Social. O evento em questão, que originou a publicação destes anais, vem se consolidando como espaço, tempo e lugar de socialização de pesquisas e produções de discentes e docentes. A publicação está disponível no site da Editora, na aba “A Argos” e depois em “Anais”. Além destes, outros Anais estão disponíveis para download. Foram também colocados à disposição dos leitores outros três livros para download gratuito: "Fazendo cidade: memória e urbanização no extremo oeste catarinense", de Adriano Larentes da Silva; "Formação de professores a distância na perspectiva dos gestores escolares", organizado por Ricardo Luiz de Binttencourt e Gislene Camargo; e "A extensão e a pesquisa: um caminho de mão dupla entre comunidade e universidade", organizado por Lilían Beatriz Schwinn Rodrigues e Maria Aparecida Lucca Caovilla. Todas as obras podem ser baixadas no site da Argos, na aba "e-books" e, depois, na opção "grátis".

Tem também a oportunidade de lançar seu livro por uma das nossas associadas. A Editora da Universidade Federal Fluminense e a Reitoria da UFF lançaram um novo edital para seleção de originais que irão integrar a Coleção Biblioteca Básica UFF, voltada para obras em formato digital destinadas à formação de estudantes de graduação, nas diversas áreas do conhecimento. Os interessados têm até 20 de dezembro para encaminhar as propostas para editaiseduff@gmail.com, conforme as orientações do edital. Para participar do processo seletivo, o(s) autor(es) devem ter título de doutor e pertencer ao quadro docente da UFF. Em se tratando de obras em coautoria, poderá haver autor(res) com, pelo menos, título de mestre. Ao todo serão selecionados até 20 originais para publicação para serem disponibilizados de forma gratuita pela Eduff. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Editora.

Já A Editora UEMG lançou, em formato digital, a obra "Educação e pesquisa: perspectivas (visões) múltiplas”, organizada por Márcio Pereira e Maria Antonieta Teixeira. O livro é composto por experiências e reflexões que buscam contribuir com a práxis dos sujeitos do processo educacional, sobretudo daqueles diretamente envolvidos na relação entre ensino e aprendizagem. As múltiplas perspectivas se apresentam nas discussões sobre a educação ambiental, a disgrafia e os fatores psicoafetivos, o memorial como fonte de estudo, a reforma cognitiva para a educação, a importância dos projetos de leitura e a relação entre medicação e aprendizagem. Assim, as discussões apresentadas na obra visam contribuir para a formação de profissionais envolvidos na área de educação. A obra está disponível para download gratuito no site da Editora UEMG.

Em meio à pandemia, temos também iniciativas especiais realizadas por nossas associadas através da internet. A Editora UFMG está lançando um recorte das experiências humanas diante da pandemia do novo coronavírus. Intitulado "Arquivo Pandemia", o compêndio organizado por Andréa Casa Nova Maia e Vera Casa Nova foi distribuído até então em 74 fascículos e oferecida gratuitamente pela Editora. Os fascículos reúnem textos, desenhos, fotografias, recortes, citações, poesias e imagens produzidos durante a experiência de isolamento nos meses de março, abril e maio de 2020. Uma pequena coletânea-coleção, um arquivo de memórias vividas na realidade ou na imaginação de artistas, literatos, historiadores, antropólogos, filósofos, sociólogos, psicólogos, geógrafos, comunicólogos. O trabalho ainda está em andamento e pretende-se que, ao final das publicações dos fascículos, seja transformado em um livro digital. O primeiro fascículo é "Paraquedas – Krenak, para enfrentar a pandemia", de Andréa Casa Nova Maia e Beto Bianchi, que criaram uma ilustração inspirada no livro "Ideias para adiar o fim do mundo" (2019), de Ailton Krenak. Na última semana ainda foram publicados os fascículos de Márcio Seligmann-Silva, Nuno Ramos, Rafael Climent-Espino, Márcio Venício Barbosa, Toti Meer, Júlio Pinto e um segundo trabalho de Beto Bianchi. Os links para download estão sendo divulgados diariamente nas redes sociais da instituição. Acompanhe a divulgação dos links nas redes sociais da Editora UFMG ou visite o site e pesquise por assunto “Pandemia”.

Outra ação virtual acontece em comemoração aos 50 anos da Universidade Estadual de Maringá. A Editora da UEM oferece à comunidade a oportunidade de encontro com autores(as) por meio de lives que ocorrerão uma vez ao mês, sempre às quartas-feiras, com início às 19h30. Nas transmissões, os convidados(as) discutirão sobre os mais variados assuntos. As obras selecionadas, escritas e/ou organizadas por diferentes pesquisadores(as), abordam temas como: relações étnico-raciais e desigualdade, gênero e sexualidade, poesia e teoria crítica, pesquisa e ciência, indígenas e história regional de Maringá. No total serão seis encontros, respectivamente, com Marivânia Conceição Araújo (que já ocorreu no dia 29/07), Eliane Rose Maio (26/08), Luiz Hermenegildo Fabiano (30/09), Eduardo Augusto Tomanik (28/10), Lúcio Tadeu Mota (25/11) e Reginaldo Benedito Dias (09/12). A iniciativa, intitulada "Conversas com o/a autor/a", será transmitida através do link: www.eduem.uem.br/lives


Tags da postagem

ebook e-book Leitura Virtual editora ufmg editora uemg Argos eduem