Leitura Virtual

Nunca antes as editoras universitárias realizaram tantas atividades on-line

Em 13/09/2020 18:19
Atualizado em 14/09/2020 10:46

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

As editoras universitárias associadas à ABEU nunca usaram tanto as plataformas digitais. Uma adaptação, claro, forçada pela conjuntura da pandemia, mas que aos poucos vai se mostrando bastante bem-vinda para um mercado que precisa continuar evoluindo para atrair mais leitores. Portanto, na coluna Leitura Virtual deste mês, vamos relembrar as mais recentes lives, lançamentos de e-books e outras ações realizadas pelas editoras. São tantas novidades que é fácil se perder, e por isso resolvemos compilar aqui algumas notícias que podem ter passado despercebidas por você, leitor.

Nesse momento, muitas de nossas associadas têm realizado lives para promover os seus mais recentes lançamentos, contando com a presença dos autores e outros pesquisadores para debater o tema da obra. Em outros casos, a transmissão não está atrelada a um livro específico, mas a debates de interesse a todos que trabalham no mercado editorial. O lado positivo dessas ações é que qualquer um pode ver a gravação das lives, caso não tenha conseguido assistir no dia em que ocorreu a transmissão. Então, confira as mais recentes, que você pode conferir nas redes sociais das nossas associadas:

  • A Editora UFPR começou, na dia 11 de agosto, um ciclo de Encontros Virtuais com autoras e autores, tradutoras e tradutores, servidores e convidados. O primeiro encontro foi uma conversa com Walter Lima Torres Neto, Ruth Bohunovsky, Gisele Eberspächer e Paulo Pacheco sobre a peça de Thomas Berhardt, "O Presidente". No dia 18 de agosto foi a vez de Simone Brantes, Italo Moriconi, Masé Lemos e Guilherme Flores falarem sobre o livro "Rose Ausländer" e sobre a coleção Ciranda da Poesia. O terceiro encontro foi 26 de agosto, e contou com a participação de Marion Brepohl e Marcos Gonçalves, organizadores do livro "Políticas de memória e experiência de (des)exílio". Veja as gravações no YouTube da editora.
  • A Editora UFSM também tem promovido diversas lives em seu Facebook, onde as gravações permanecem disponíveis para serem assistidas. No dia 12 de agosto, a Editora realizou um debate sobre direitos autoraiscom Sintia Mattar, especializada em Copyrights pela Harvard Law School e em Direito Autoral pela Associação Paulista de Propriedade Intelectual (ASPI). Já no dia 26 de agosto, tema discutido foi "Conteúdo digital no Brasil: Experiências de Mercado", com a participação de Camila Cabete, Daniel Coronel e mediação de Marília Barcellos.
  • A Editora UFRGS realizou no dia 26 de agosto, em sua página do Facebook, uma live para o lançamento do livro digital “Sistemas alimentares no século 21: debates contemporâneos”, organizado por Potira Preiss e Sergio Schneider. A obra reúne textos de pesquisadores e formuladores de políticas, que buscam contribuir para reflexões e inspirar novas ações em prol de sistemas alimentares sustentáveis, contemplando tanto o debate internacional como o nacional. O livro, digital e gratuito, está disponível para download no LUME – Repositório Digital.
  • Não é uma live, mas é um novo espaço de interação com o público na internet. A Editora da UERJ lançou o Podcast da EdUERJ. Nele será possível desfrutar de todas as novidades sobre os livros e autores da Editora de uma forma mais dinâmica. No episódio de estreia, o professor João Feres Júnior, diretor da Editora, fala sobre os desafios de assumir uma editora universitária em tempos adversos para o cenário editorial e da necessidade de trabalhar remotamente por conta da pandemia e, mesmo assim, obter ótimos resultados. O podcast está disponível no Spotify, Anchor e Pocket Casts.
  • A Editora UFRJ também continua com seu projeto "100 anos, 100 livros", cuja proposta é promover debates sobre temas tratados em livros do catálogo da Editora e que sejam de interesse da sociedade. O livro "Movimentos cruzados, histórias específicas: estudo comparativo das práticas sindicais e de greves entre metalúrgicos e canavieiros" foi lançado no dia 13 de agosto, com a presença de autores da coletânea. O evento foi transmitido pelo Facebook da Editora e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. O livro está disponível para download gratuito no site da Editora

Nossas associadas lançaram ainda outros títulos em formato digital que não contaram com lives. São obras disponíveis em seus sites, em repositórios institucionais ou na plataforma SciELO Livros:

  • A Editora UFRGS tem 3 lançamentos de livros em formato digital em agosto. Primeiro foi a obra “Ka’a: arte e natureza”, organizado por Maria Amélia Bulhões e Denis Rodriguez. No final do mês, a Editora UFRGS disponibilizou outras duas obras, originalmente publicadas no formato impresso, em versão digital gratuita: "Pré-cálculo" e “Números racionais, reais e complexos”. Todas as obras podem ser baixadas gratuitamente no portal do LUME – Repositório Digital da UFRGS.
  • Pensar de forma crítica a realidade sanitária que o Brasil atravessa em meio à pandemia do novo coronavírus requer também investigar a história da medicina e das práticas médicas no país a partir de suas articulações políticas. É sob esse contexto que a Editora Fiocruz lançou a obra "Psiquiatria e Política: o jaleco, a farda e o paletó de Antonio Carlos Pacheco e Silva". Novo título da coleção História e Saúde, o livro, escrito pelo pesquisador Gustavo Querodia Tarelow, foi lançado para aquisição em dois formatos: impresso, via Livraria Virtual da Editora, e digital, por meio da plataforma SciELO Livros.
  • A EdiUnesc lançou também no mês passado o e-book "Nossa rotina mudou: Um guia para tempos de distanciamento". Organizado por Cristiane Damiani Tomasi, Jacks Soratto e Luciane Bisognin Ceretta, a obra discute o processo de transformação da rotina no período de isolamento social, o que gerou mudanças de grande complexidade para a vida de todos. O livro está disponível para download gratuito no site do Repositório Institucional da Unesc.
  • A Editora UFSM lançou "O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu: Uma genealogia matricial a partir do corpo performativo", disponível em formato impresso e eletrônico. A partir da metáfora do engravidamento, o autor apresenta as maneiras como Frida Kahlo influenciou os artistas Arturo Estrada (aluno próximo de Kahlo), Nahum B. Zenil e ele próprio.
  • A Argos Editora da Unochapecó lançou a obra "Grupos de Desenvolvimento Humano: uma estratégia para trabalho com grupos nas políticas públicas”, em formato e-book. O livro tem como foco a ação denominada “Grupo de Desenvolvimento Humano” (GDH), a qual vem sendo desenvolvida na cidade de Chapecó desde 2012. A obra está disponível para download gratuito no site da editora.
  • Em homenagem ao 37° aniversário de morte de Margarida Maria Alves e aos 20 anos da Marcha das Margaridas, a Editora UFPB disponibilizou, para download gratuito, o título da Coleção Nordestina "Margarida, Margaridas", de autoria de Ana Paula Romão de Souza Ferreira. A obra tem como objetivo primordial analisar a memória de Margarida Maria Alves (1933-1983). Para baixar a obra gratuitamente, acesse o site da Editora UFPB.
  • A Editora UEMG lançou dois livros digitais em agosto. Primeiro, "Língua, literatura e identidade",organizado por Maurício José de Faria e Patrícia Ferreira Santiago. A obra é  composta por convergências da Língua Portuguesa com a literatura e a escrita, com a finalidade de enfatizar que a língua, unidade abstrata e virtual, é viva e está em constante transformação. O outro título lançado foi "Além da sala de aula: relatos sobre ensino, pesquisa e extensão", organizada por Taís de Souza Alves Coutinho, Kelly da Silva e Marco Antonio Barroso, que reúne práticas de ensino, pesquisa e extensão na UEMG desenvolvidas por docentes, ex-docentes, discentes e egressos que fazem ou fizeram parte da história da instituição. É possível baixar gratuitamente os títulos no site da editora
  • O mais recente lançamento da Editora UFFS é a obra "Imigração Italiana em Santa Catarina e no Paraná: fontes diplomáticas italianas (1875-1927)", de José Carlos Radin. O livro evidencia que o cenário vivido pela Itália e, por outro lado, as políticas públicas de governos brasileiros, em muito contribuíram para a criação de condições propícias à emigração, em alguns períodos, “em massa”. Todos os livros da Editora UFFS são de acesso gratuito e podem ser baixados em seu site.
  • A Editora Unijuí lançou em formato impresso e digital “Direito Administrativo”, de Aldemir Berwig. O debate em torno do conteúdo do Direito Administrativo possibilita a reflexão sobre os problemas históricos que existem na relação entre o cidadão e o Estado e sua administração, de forma a possibilitar que o jurídico sirva para garantir a concretização dos direitos nesse encontro de forças. A obra pode ser adquirida no site da Editora Unijuí.
  • A Editus - Editora da UESC disponibilizou mais uma edição da Revista Reflexões Econômicas. Trata-se de um periódico que tem o intuito de oferecer informação científica e divulgar pesquisas da área de Economia, chegando ao volume 5, n.1, com seis artigos inéditos. A nova edição está à disposição dos leitores e leitoras, em acesso aberto, no Portal de Periódicos da UESC, onde é possível encontrar também as edições anteriores.

Temos ainda outras ações das nossas associadas realizadas exclusivamente no espaço virtual:

  • A Eduff completa 35 anos em 2020 e, para celebrar a data, disponibilizou em seu site, para download gratuito, mais de 40 títulos de seu catálogo. Com temáticas das mais variadas áreas do conhecimentos, os novos e-books da Eduff estarão disponíveis em formato PDF e/ou ePub. Dentre os destaques estão livros como: “Vila Mimosa - Etnografia da cidade cenográfica da prostituição carioca”; “As edições do Cânone” e os finalistas do Prêmio Jabuti de 2016 e 2015 , respectivamente, “A morte midiatizada” e “Palavras e Brados”. Agora com um total de 148 livros digitais, a seção “e-books da Eduff” ganhou, ainda, 16 subseções, que contemplam temas e áreas diversas. A seção Biblioteca Livre passa a abrigar não apenas os livros da Eduff, mas links que irão direcionar o leitor para sites de outras instituições que também oferecem livros digitais gratuitamente. Para isso, é preciso apenas escolher entre os botões “e-books Eduff”, “e-books Editoras universitárias” e “Outros links”.
  • A Editora UFPR ampliou, neste ano, o seu catálogo digital. A editora incluiu seis novas obras recentemente, totalizando, até agora, 42 títulos disponíveis para serem baixados gratuitamente. A intenção desta ação é democratizar o acesso às obras da Editora, que tem como missão apresentar à sociedade, sob a forma de livros, o conhecimento científico e cultural produzido não apenas pela UFPR, mas por pesquisadores e pesquisadoras de todo o país e de vários lugares do mundo. As obras, em sua maioria em formato PDF, estão disponíveis para download no site da editora, na seção "Livros Digitais", ou na página do Repositório Institucional da UFPR.
  • A Editora da UFSC realiza até 30 de setembro a Feira do Livro 2020/2. Nesta edição, em função da pandemia da Covid-19, a Feira será realizada em novo formato: apenas virtual. No site da Editora, mais de 300 títulos publicados pela Editora UFSC estarão disponíveis para compra com descontos de até 70%. Confira o catálogo completo no site da EdUFSC.

 


Tags da postagem

Leitura Virtual e-book ebook epub live