Leitura Virtual

As mais recentes novidades digitais das editoras universitárias

Em 11/10/2020 21:16
Atualizado em 13/10/2020 10:09

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

A rotina na maioria das cidades brasileiras parece ter voltado totalmente à normalidade já há algum tempo: centros comerciais já estão totalmente abertos, assim como bares e restaurantes. Nos fins de semana as ruas estão cheias e a única lembrança de que ainda estamos vivendo uma pandemia são as máscaras usadas pelas pessoas ao sair de casa. Iniciamos nossa coluna Leitura Virtual deste mês com essa reflexão apenas para mostrar que, apesar de um relaxamento quase total das medidas de prevenção ao coronavírus, esta nova realidade trouxe algumas práticas que permanecem para as editoras universitárias. Muitas delas continuam apostando em livros digitais e na realização de lives e outros eventos on-line. Por isso, reunimos aqui mais uma vez os mais recentes e-books lançados por nossas associadas e gravações de transmissões presentes em suas redes sociais.

Vamos começar com as lives e outros projetos que foram realizadas no último mês:

  • No dia 09 de setembro, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido em associação entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Escola de Comunicação (Eco) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou um webinário transmitido pelo Canal Rede UEPB no Youtube e no perfil da UEPB no Facebook. A videoconferência teve como tema a importância dos e-books para a produção e apropriação social do conhecimento, destacando a experiência da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).
  • A Editora UFPR promoveu, no dia 15/09 um encontro virtual sobre a obra “Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas”, de Linda Tuhiwai Smith, em tradução de Roberto Gonçalves Barbosa. Além do tradutor, participaram da live a antropóloga Linda O. González Cárdenas e Douglas Krenak, líder indígena do povo Krenak. O encontro foi transmitido pelo canal do Youtube e pela página da Facebook da Editora UFPR.
  • No dia 16 de setembro, a Editora UFSM realizou mais uma live em sua página do Facebook, e sua gravação continua disponível para quem quiser assistir. O projeto é uma iniciativa da Editora com o Curso de Produção Editorial e Observatório Socioeconômico da Covid-19 da Universidade Federal de Santa Maria. A transmissão contou com a presença da economista, Mariana Bueno, formada pela PUC-SP e com MBA pela FIPE-USP. A convidada trabalha há mais de 10 anos com pesquisa de mercado, análise de negócios e atualmente é consultora da Nielsen Book, responsável pela pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro” e pela pesquisa "Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro".
  • Na primeira live do projeto Rodas de Conversa ABEU, realizada no dia 24/09, a tônica foi debater o que a pandemia de coronavírus ainda reserva para o planeta e o Brasil. A gravação da transmissão está disponível para ser assistida no YouTube da ABEU, e contou com a participação de Carlos Machado de Freitas, Coordenador do Observatório Fiocruz Covid-19; Ricardo Palacios, diretor médico de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan; e Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, professor da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu, infectologista e epidemiologista integrante do comitê de contingenciamento do coronavírus do Estado de São Paulo, com mediação da presidente da ABEU e diretora da Editus - Editora da UESC, Rita Virginia Argollo.
  • A Editora da UNEB realizou no dia 30 de setembro seu primeiro lançamento de livro de 2020 através de live no canal TV WEB da UNEB, no Youtube. Nesta primeira edição do projeto foi lançado o livro "Fotografia e Educação: o papel das imagens na (re)produção de representações sociais do semiárido", de autoria da professora Lorena Santiago Simas, do DEDC VII em Senhor do Bonfim.
  • Dando continuidade às comemorações dos seus 20 anos, a Editora PUC-Rio lança o podcast "Som das ideias". Cada edição traz um tema da atualidade para o debate, tendo como ponto de partida um livro publicado pela Editora PUC-Rio e, consequentemente, um autor da casa como principal participante. O podcast está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Youtube.

Tivemos ainda novos e-books e outros marcos importantes em relação a livros digitais para nossas associadas:


Tags da postagem

Leitura Virtual e-book live