Leitura Virtual

Ações digitais das editoras universitárias permanecem

Em 14/12/2020 15:52

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

Já falamos diversas vezes aqui na coluna Leitura Virtual como a pandemia acabou acelerando a integração digital das editoras universitárias associadas à ABEU. Isso fica comprovado pelo crescimento das suas ações promocionais e comerciais, e ainda pela descoberta de novas formas de promover e anunciar seus livros, usando apenas a internet. Nos últimos tempos, esses tipos de estratégias continuaram, com muitas lives, participações em feiras e o oferecimento de novos canais de compra para o leitor.

Como sempre, as lives de lançamento, ou os debates virtuais sobre obras das editoras, permanecem disponíveis para aqueles que quiserem assistir. Confira as mais recentes:

  • Para homenagear Wanderley Guilherme dos Santos (1935-2019), no mês em que completa um ano de sua morte, a Editora UFRJ realizou, no dia 29 de outubro, uma live transmitida pelo Facebook da Editora e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. Considerado um dos grandes cientistas políticos brasileiros, foi professor da UFRJ e do IESP/Uerj (Instituto de Estudos Sociais e Políticos), formador de gerações de cientistas sociais, autor de uma obra extensa e respeitada, ganhador de prêmios como escritor e um dos responsáveis pela criação da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).
  • No dia 5 de novembro, a Editus - Editora da UESC realizou uma live de lançamento do livro "A relação sociedade-natureza e o ensino de Geografia. A transmissão reuniu alguns dos envolvidos no projetopara falar sobre o tema "A caminhada na organização de um livro na área do ensino de Geografia - sua gestão, seus percalços e sua concretização". O evento contou com o apoio da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), e ocorreu em formato on-line por meio do Facebook da Editus.
  • Em 6 de novembro, a Editora Mackenzie e o Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie promoveu o lançamento do e-book "Estudos textuais e discursivos em múltiplas perspectivas". O evento contou com a presença dos organizadores e foi transmitido pelo canal no YouTube do PPGL/UPM. O lançamento faz parte da comemoração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras, cujo tema é central para a obra.
  • A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realizou a 29ª edição do Festival de Livros e Autores da UFBA. O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro, com a participação dos autores das obras e convidados. Os lançamentos virtuais foram feitos por meio de lives no canal da editora no YouTube. As obras podem ser adquiridas na Amazon, Estante Virtual, pelo direct do Instagram da Edufba, pelo e-mail coedufba@ufba.br ou via WhatsApp, através do número (71) 99732-6723, informando os livros desejados e qual a quantidade.
  • Já no dia 24 de novembro, a Editora Unesp realizou uma live em sua página no Facebook para marcar o lançamento do livro "Receita de Ambrosia: peça didática", de Maria do Rosario Longo Mortatti. O evento virtual trouxe a discussão sobre a educação estética e política. O livro deriva do poema “Receita de ambrosia”, publicado no livro "Em sobressaltos: formação de professora", de mesma autora. O objetivo é problematizar a formação inicial de professores para a compreensão ativa do processo discursivo.
  • A Eduneb realizou no dia 25 de novembro mais uma live que fez parte do ciclo de lançamentos que foram marcados até final de dezembro. Com transmissão pelo canal TV WEB da UNEB no YouTube, o evento de lançamento divulgou duas obras: "Direitos Humanos Em Mosaico Panoramas e Reflexões" e "Retratos do sistema penal: política de drogas e discurso jurídico".

Já os lançamentos de e-books também têm acontecido, com algumas das obras sendo disponibilizadas gratuitamente para download do público leitor:

  • Um dos mais recentes lançamentos da Editora UFFS é a obra "Processo de Enfermagem: história e teoria", que apresenta um recorte histórico acerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do Processo de Enfermagem (PE), de abrangência nacional, regional e local. O livro faz parte do primeiro volume da "Coleção Processo de Enfermagem: da teoria à prática" e reúne subsídios de cinco anos de atividades e ações ininterruptas de professores e estudantes de três universidades – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). A obra está disponível para download gratuito no site da editora.
  • A Editora Fiocruz lançou dois livros relacionados a temas de saúde mental: "Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil" e "Reuniões Dialógicas de Redes Sociais: formas de dialogismo no trabalho psicossocial". A primeira obra destaca o legado da psiquiatria rebelde de Nise da Silveira (1905-1999). Já o segundo livro apresenta abordagens inovadoras em saúde mental e atenção psicossocial. Publicada originalmente em inglês, há quase 15 anos, o livro Dialogical Meetings in Social Networks (Karnac Books, 2006) ganha, pela primeira vez, uma tradução para o português. Ambos os títulos estão disponíveis para aquisição em dois formatos: impresso, via Livraria Virtual da Editora Fiocruz, e digital, via plataforma SciELO Books.
  • O mais recente lançamento da Editora UEMG, "Introdução à revisão sistemática e meta-análise aplicadas à agricultura", organizado por Franciane Diniz Cogo, é um guia para que estudantes, pesquisadores(as) e interessados(as) iniciem sua formação em revisão sistemática aplicada à agricultura. O livro pode ser baixado no site da editora.

Por fim, algumas editoras estão modernizando a forma de comercializar seus livros, usando plataformas digitais.

  • No dia 6 de novembro, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) lançou um canal de vendas por meio do aplicativo WhatsApp. Agora, os leitores podem pagar pelos livros no cartão de crédito ou débito, comprando diretamente com a equipe da Editora. Para realizar uma compra, basta enviar uma mensagem para (71) 99732-6726 com as obras e quantidades desejadas e aguardar o retorno para efetivar a venda.
  • A Argos Editora da Unochapecó firmou parceria com a Distribuidora Agrega, uma empresa do Grupo Luft especializada em operações de e-commerce. Agora, além da Loja Virtual da Argos, as obras da editora podem ser encontradas nos seguintes marketplaces: Magazine Luiza, Mercado Livre, Estante Virtual, Carrefour, Extra, Submarino, Amazon, Ponto Frio, Lojas Americanas, Casas Bahia e Shoptime.


Tags da postagem

Leitura Virtual ebook e-book live