Leitura Virtual

2020 se encerrou com muitas lives, eventos online e lançamentos de e-books

Em 17/01/2021 20:05
Atualizado em 18/01/2021 00:12

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

Não precisamos repetir que 2020 foi um ano difícil, né? Mas ao menos ele se encerrou com um saldo bastante positivo para nossas editoras universitárias associadas, como mostraremos na coluna Leitura Virtual deste mês. Em dezembro ainda tivemos muitos eventos com transmissão pela internet, lançamentos de e-books e outras ações.

Foram inúmeras lives, que ainda continuam disponíveis para serem assistidas, muitas delas com debates relevantes sobre temas das obras lançadas pelas editoras.

  • No dia 1/12/2020, a Editora UFPR promoveu um encontro virtual sobre a obra “O Som do Filme”. Participaram dessa live, transmitida pelo YouTube da editora, os autores Rodrigo Carreiro, Débora Opolski, e João Godoy. A mediação foi de Hertz Wendel de Camargo, professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra constitui uma das primeiras tentativas de sumarizar os processos técnicos e criativos relacionados ao uso do som no meio audiovisual.
  • "Kant: século XVIII" é o quinto volume da série "Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos". O livro foi lançado pela Editora UFRJ no dia 1º de dezembro, em live transmitida pelo perfil da Editora no Facebook e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube, que continua disponível para ser assistida. Nesse volume, o autor explora o pensamento do prussiano Immanuel Kant. No dia 10 de dezembro, a Editora UFRJ também lançou virtualmente a obra "Amor à verdade: o pensamento de Freud e a modernidade", de Luiz Paulo Leitão Martins. A transmissão também foi pelo perfil da Editora no Facebook e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. Situado entre a psicanálise e a filosofia, o livro aborda a constituição histórica da psicanálise no contexto da modernidade.
  • Para marcar o lançamento de "Saúde em Jogo", da Editora Fiocruz, foi promovido, no dia 8 de dezembro, um debate on-line sobre o livro. O bate-papo virtual teve transmissão ao vivo na página do Facebook e no canal do Youtube da Tapera Taperá. A partir da pesquisa realizada pelo autor sobre o jogo político na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o debate abordou temas como agências reguladoras, assimetrias de poder, influências empresariais e saúde suplementar. 
  • A Eduneb realizou uma série de transmissões virtuais para lançamento de livros em dezembro, todas no canal TV WEB da UNEB, no Youtube. No dia 09/12 foram lançados os livros "Vozes e Versos Quilombolas uma poética Identitária e de Resistência em Helvècia", de Gean Paulo Gonçalves Santana, e "Missões e Missionação: Estudos sobre a Experiência Missionária e suas conexões em Contexto Sul", organizado por Patricia Teixeira Santos, Josivaldo Pires de Oliveira e Thiago Herrique Sampaio. Já no dia 16/12 foram lançados os livros "Audiovisual Independente no Brasil: Politica de Fomento e organização das produtoras nos anos 2000", de Kátia Santos de Morais; e "Sociolinguística e Funcionalismo: Vertentes e interfaces", organizado por Cristiana dos Santos Carvalho, Norma da Silva Lopes e Angélica Rodrigues.
  • A Edufba realizou, a partir do dia 15 de dezembro, o 30º Festival de Livros e Autores da UFBA, um evento de lançamento coletivo de obras que acontece periodicamente desde 2014, sendo um importante para alavancar as vendas e divulgar os títulos da editora. A 30ª edição lançou 15 livros e foi realizada de forma virtual, com uma série de lives com a participação dos autores das obras, que debateram os temas de suas publicações.
  • Os dois últimos episódios de 2020 do podcast "Som das Ideais", da Editora PUC-Rio, foram disponibilizados no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Youtube e ECOA/PUC-Rio. disponíveis. No 9º episódio, os professores Leandro Garcia (UFMG) e Marcos Antônio Moraes (USP) debatem sobre o livro "Mário e Alceu: Autores, amigos e antagonistas", que traça um paralelo entre os dias atuais e o conteúdo das cartas trocadas entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima. Já o episódio 10 teve como tema "Teologia, poesia e mística", com os professores Maria Clara Bingemer (Teologia/PUC-Rio) e Alex Villas Boas (Teologia/Universidade Católica Portuguesa).

Também chegaram muitos livros virtuais novos no fim do ano passado:

  • A Edições UESB lançou 21 livros, sendo seis e-books, em evento realizado pelo Google Meet e transmitido ao vivo no YouTube. O lançamento contou com 40 participantes reunidos no Google Meet, entre os quais os autores das obras e servidores da Instituição.

 

 

 


Tags da postagem

ABEU Leitura Virtual ebook e-book live