Leitura Virtual

Editoras universitárias mantêm sólido uso de recursos digitais para divulgação de seus acervos

Em 09/05/2021 23:20

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

Nesta coluna Leitura Virtual vamos ver como as associadas da ABEU tiveram mais um mês de aproveitamento intenso das plataformas digitais para divulgar suas obras e facilitar o contato com autores e leitores. Entre lives, lançamentos de e-books e outras ações, as editoras universitárias têm mostrado sua contínua evolução para promover a produção científica das instituições de ensino superior brasileiras.

Primeiramente, vamos aos livros digitais já disponíveis agora em maio:

  • A primeira década do século XXI, marcada pela ascensão de forças progressistas em diversos países da América do Sul, inspirou políticas que visavam a fortalecer os laços continentais, de modo a diminuir desigualdades e limitar a influência econômica dos EUA. Este período é o objeto de estudo de Tiago Nery em "A política externa brasileira e a Unasul: Geopolítica e expansão do capitalismo brasileiro na América do Sul", lançamento da EdUERJ. A publicação analisa a tensão entre política e economia no campo das relações internacionais, observando a forma como o Brasil interagia com os demais países sul-americanos. A obra está disponível para download gratuito no site da Editora.
  • A Editora UFFS lançou "Estudos Linguísticos da/na Fronteira Sul", organizado por Cláudia Andrea Rost Snichelotto e Mary Neiva Surdi da Luz. Os textos que compõem o livro vinculam-se às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Assim como todas as obras da Editora UFFS, o livro está disponível para download gratuito no site.
  • O mais recente lançamento da EdUEMG é "Perspectivas na horticultura", organizado por João Paulo Tadeu Dias. O livro reúne textos que trazem apontamentos sobre novas tecnologias em horticultura e apresentam um panorama favorável para a adoção de novas técnicas de manejo, de colheita e pós-colheita de hortaliças. A obra está disponível para download gratuito no site da EdUEMG.

Algumas editoras realizaram eventos de lançamento virtuais para marcar a chegada de novos livros aos seus catálogos, aproveitando a ocasião para também realizar debates pertinentes sobre variados temas:

  • Como parte das ações comemorativas do aniversário de 15 anos da Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense, ao longo do ano estarão ocorrendo uma série de lançamentos. Um dos mais recentes é o livro "O riso na luta: comicidade, política e transgressão", que foi lançamento em evento com transmissão pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube. A gravação da live, que discutiu alguns temas tratados na obra, ainda está disponível para quem quiser assistir. O livro está disponível para download  gratuito no site da editora.
  • Editora Mackenzie lançou a "Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo", com três livros especiais que abordam: "Direito, Cidadania e Políticas Públicas"; "Indústria, Comércio e Economia"; e "Saúde, Meio Ambiente e Cultura". O evento aconteceu em formato online, com transmissão pelo YouTube e site da TV Mackenzie, sendo que a gravação continua disponível para o público. As três obras abrangem diferentes áreas, que relacionam a trajetória do Mackenzie com o desenvolvimento da capital paulista.  
  • A Edufba realizou o lançamento virtual de "Porque a filosofia interessa à democracia". O evento online contou com uma programação especial, com uma conferência sobre Filosofia e Democracia com o Prof. Dr. Renato Lessa. O encerramento será feito por Roberto Mendes, com um apresentação musical intitulada "Nunca mais! Nunca mais!". O livro reúne ensaios inéditos que tratam da contribuição da filosofia para o debate atual sobre a natureza e as crises da democracia contemporânea, abordando-a a partir de diferentes ângulos. A obra está disponível para compra e pode ser adquirida via alguns dos canais de venda da Editora: direct do Instagram (@edufba), e-mail (coedufba@ufba.br), Amazon Brasil (www.amazon.com.br) e  Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br/editora-universitaria).

As associadas à ABEU ainda realizaram outras ações inteiramente virtuais recentemente:

  • A Editus - Editora da Uesc lançou seu canal no YouTube. O canal servirá ara as lives e lançamentos online organizados pela Editus. Conheça o canal da Editora aqui.
  • A Editora UFPE iniciou o processo de implementação do sistema Open Monograph Press (OMP), software de código livre para a administração e publicação de livros. A implementação da ferramenta, que conta com o suporte técnico do STi, dará maior organicidade e transparência aos procedimentos do dia a dia da Editora. Um exemplo dos benefícios do OMP é permitir aos autores acompanhar em tempo real e remotamente todas as etapas do trâmite editorial, desde a submissão do texto original, passando pela revisão e diagramação, até a publicação.
  • Com objetivo de contribuir para a excelência do processo pedagógico na graduação, a EdUERJ lançou a Coleção Didática, e abre chamada para submissão de originais em todas as áreas do conhecimento. Os livros aprovados para publicação serão disponibilizados gratuitamente no site da Editora em área reservada à nova coleção. Para participar, é imprescindível que o livro tenha por finalidade o uso em cursos de graduação. Os originais devem ser enviados para a Coordenação Editorial da EdUERJ pelo email editorial@eduerj.uerj.br. Com a Coleção Didática, a EdUERJ investe na publicação de obras inéditas, ao mesmo tempo que amplia o acesso gratuito do estudante de graduação a conhecimentos de qualidade, contribuindo, assim, para aprimorar sua formação. Leia o regulamento completo da submissão no site.


Tags da postagem

Leitura Virtual e-book ebook