Aberta a 5ª convocatória do selo de qualidade CEA-APQ para coleções científicas

Prazo vai até 19 fevereiro

Em 18/01/2021 12:56
Atualizado em 19/01/2021 11:01

Notícia por ABEU

Aberta a 5ª convocatória do selo de qualidade CEA-APQ para coleções científicas

Desde a última segunda-feira (11), as editoras acadêmicas públicas e privadas que desejam obter o selo de qualidade das coleções científicas CEA-APQ (Calidad en Edición Académica-Academic Publishing Quality) podem enviar a solicitação de interesse. O pedido deve ser feito no site, onde estão disponíveis documentos, como as bases da convocatória, o guia de avaliação do selo de qualidade e o manual de inscrição, bem como as informações sobre o custo do processo de avaliação.

O selo, que atesta a qualidade científica, é concedido às coleções que atendam aos requisitos de quatro seções: 1. Qualidade informativa da coleção. A etiqueta valoriza diferentes aspectos de comunicação, divulgação e acesso ao acervo, como a identificação do acervo, a inclusão de metadados e resenhas em periódicos científicos; 2. Qualidade da política editorial. Os requisitos, neste caso, analisam a definição da política editorial de cada coleção e a identificação e prestígio do diretor da coleção e do conselho consultivo; 3. Qualidade nos processos editoriais. Os editores devem atestar a existência de instruções detalhadas para o envio de livros impressos e eletrônicos, informações sobre o processo de seleção do manuscrito e comunicação fundamentada de aceitação ou rejeição de trabalhos; e 4. Reputação e prestígio da coleção. Os requisitos desta seção avaliarão a publicação frequente de autores externos à instituição e a capacidade de atrair originais de autores estrangeiros, além das citações e revisões recebidas.

Desde a primeira convocatória, em 2017, o selo CEA-APQ é reconhecido como um indicador de qualidade das publicações para a avaliação do mérito da atividade de investigação, reconhecimento que se expressa nos critérios de avaliação da Comissão Nacional de Avaliação da Atividade de Investigação e nos critérios de avaliação da ANECA para programa ACADEMY. Em ambos os casos, além dos requisitos que as publicações de pesquisa devem atender para que as contribuições publicadas possam ser consideradas de qualidade e impacto, indica-se que as comissões de avaliação podem levar em consideração o selo CEA-APQ como fonte de referência de publicações que atendam a esses critérios.

Até agora, 47 coleções obtiveram este selo, que reconhece as melhores práticas dentro da edição universitária espanhola, promove e incentiva a qualidade na publicação acadêmica e é um sinal distintivo para as agências de avaliação da atividade de pesquisa e da comunidade universitária. Na vanguarda da criação e desenvolvimento do CEA-APQ está a UNE (Unión de Editoriales Universitarias Españolas), responsável pela coordenação dos trabalhos em conjunto com a ANECA e a FECYT.


Tags da postagem

selo de qualidade coleção científica cea-apq