ABEU marcou presença no Encontro Internacional de Editoras Acadêmicas 2016

Comitiva da ABEU contou com quatro representantes especiais

Em 18/04/2016 13:56
Atualizado em 19/04/2016 15:19

Notícia por ABEU

ABEU marcou presença no Encontro Internacional de Editoras Acadêmicas 2016

O presidente Marcelo Di Renzo e o diretor-secretário, Aníbal Alves Bragança, representaram a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) durante o Encontro Internacional de Editoras Acadêmicas – EIEA 2016, que aconteceu em Coimbra, Portugal, nos dias 14 e 15 de abril. Entre outras entidades presentes no Encontro, a comitiva da ABEU foi composta por: Marcelo Di Renzo, Aníbal Bragança (também diretor da EdUFF), Alex Niche Teixeira (diretor da Editora UFRGS) e Carlos Alberto Gianotti (Editor executivo da Editora Unisinos).

O evento, que foi organizando pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) e coordenado pelo Prof. Delfim Ferreira Leão, teve como mote o questionamento "Verba volant, scripta manent?" (As palavras voam, os escritos ficam?). Alguns dos objetivos do EIEA 2016 foram provocar reflexões sobre como as realidades emergentes relativas à produção, ao suporte material, à disseminação e preservação do conhecimento afetam a atividade das editoras acadêmicas e devem motivá-las a desenvolver estratégias comuns de afirmação.

Na abertura do evento, no dia 14/04, o diretor Aníbal Bragança fez sua exposição sobre o tema "Publicar, disseminar, germinar: desafios das editoras universitárias", na primeira sessão, mediada pelo professor João Manuel N. Torrão, da Universidade de Aveiro. Na mesma sessão discursaram Victoria Sánchez Costa (Fundación Ramón Dominguez, Espanha), José Antonio Cordón García (Universidad de Salamanca) e Maria Manuel Borges (Universidade de Coimbra).

"Publicação, armazenamento e preservação do conhecimento" foi a sessão realizada no dia 15/04, com moderação de Duarte Azinheira (Imprensa Nacional/Casa da Moeda de Lisboa) e participação de Juan Felipe Córdoba-Restrepo (Presidente da ASEUC, Colômbia), além da presença de Manuel Carmelo Rosa (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa) e Sayri Karp (Presidente da EULAC, México). A última sessão, no mesmo dia, teve como tema "Publicação acadêmica lusófona: em busca de uma estratégia comum", moderada por Delfim Leão (Universidade de Coimbra), com as colaborações de Nuno Medeiros (Univ. Nova de Lisboa), João Caetano, presidente da APEES (Portugal) e do presidente da ABEU Marcelo Di Renzo.

Na foto da esquerda estão (da esquerda para direita): João Caetano, presidente da Associação Portuguesa de Editoras Universitárias; Marcelo Di Renzo, presidente da ABEU; Delfim Leão, diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra; e Nuno Medeiros, pesquisador da Universidade Nova de Lisboa. Na foto da direita, o diretor-secretário Aníbal Bragança e o presidente Marcelo Di Renzo em frente à Imprensa da Universidade de Coimbra.


Tags da postagem

EIEA2016 Encontro Internacional de Editoras Acadêmicas Coimbra portugal Ordem e Eficiência Cosmopolitismo / Idiomas