ANL lança manual para editores e livreiros

Versão final do documento contém assinaturas de diversas instituições da Cadeia do Livro

Em 16/12/2016 14:07
Atualizado em 19/12/2016 15:32

Notícia por ABEU

ANL lança manual para editores e livreiros

A Associação Nacional de Livrarias – ANL lançou em março deste ano o "Manual de Boas Práticas do Setor Editorial e Livreiro", cujo objetivo é proporcionar um melhor entendimento por parte das editoras, distribuidoras, livrarias e demais atores envolvidos no processo de criação e comercialização do livro em qualquer formato e plataforma, desde o autor até o leitor.

O Manual foi apresentado inicialmente no dia 24 de agosto pela ANL para líderes do mercado livreiro e editorial e empreendedores do setor durante a 26ª Convenção Nacional de Livrarias. Já em sua versão final, o documento foi assinado pela própria ANL; pela Associação Estadual de Livrarias (AEL); a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU); a Câmara Brasileira do Livro – CBL; a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); e pela Liga Brasileira de Editoras – LIBRE. O próximo passo previsto pela ANL é a ampliação deste apoio através das câmaras do livro localizadas em todo o território nacional.

Quanto às expectativas sobre o Manual, o presidente da ABEU, Prof. Marcelo Di Renzo, cuja assinatura compõe o documento, comentou: "Em seus 30 anos de atuação, a completarem-se em 2017, a ABEU tem por missão defender o pleno acesso à produção científica nacional e estrangeira por meio da prática editorial desenvolvida pelas instituições de ensino superior e de pesquisa do País. Trata-se de um desafio de larga envergadura que inclui, em especial, dar visibilidade aos quase 2.000 títulos novos produzidos por ano pelas associadas de modo a colocá-los ao alcance do público leitor. A proposta deste Manual de Boas Práticas, que tem o apoio da ABEU, traz um vigoroso alento à superação dos impasses existentes nas relações entre os setores editorial e livreiro, ao incentivar que livros de editoras independentes e acadêmicas estejam presentes nas livrarias e canais de divulgação do setor. A sistemática aplicação das práticas sugeridas trará resultados positivos para todos e ao consumidor, principalmente". 

Fonte: Ascom ANL


Tags da postagem

anl ABEU Nível de Informação