Biblioteca da Quarentena da EdUERJ inclui novos livros

Acervo online já conta com mais de 40 publicações

Em 15/06/2020 01:11
Atualizado em 15/06/2020 16:40

Notícia por ABEU

Biblioteca da Quarentena da EdUERJ inclui novos livros

A Biblioteca da Quarentena da EdUERJ atualizou seu acervo online e disponibilizou, na última semana, três novos títulos para download gratuito. Nas recentes publicações, destaca-se a questão indígena, tema presente em dois livros, além dos desafios da relação entre a literatura e o mercado editorial, assunto de uma coletânea de artigos publicada originalmente pela Editora Caetés, cujo direito foi cedido à EdUERJ.

Saiba mais sobre as novidades da Biblioteca:

1. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia, de José Ribamar Bessa Freire

Oferece uma análise da trajetória das línguas na Amazônia brasileira, destacando a expansão da Língua Geral Amazônica no período colonial, e seu declínio no século XIX, em função da hegemonia da língua portuguesa. Estuda as interfaces da língua portuguesa com as línguas dos tupinambás e de outros povos da região, e contribui para aprofundar o conhecimento sobre a pluralidade da cultura indígena, perspectiva pouco evidenciada em narrativas de história da sociedade brasileira.

2. Sem Vieira nem Pombal: índios na Amazônia do século XIX, de Márcio Couto Henrique

Investiga a história dos índios da Amazônia do século XIX, período em que, sem o jesuíta Antonio Vieira ou o Marquês de Pombal, figuras às quais se associou a imagem de protetores dos índios, as sociedades indígenas traçaram novas formas de lidar com os projetos que pretendiam catequizá-las ou civilizá-las. Questiona a visão de que os índios teriam sido vítimas indefesas da colonização europeia, trazendo à tona aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais do protagonismo indígena.

3. Literatura, arte e mercado, organizado por Lucia Helena e Paulo Cesar S. Oliveira

Discute as dimensões atuais da literatura como mercadoria e analisa a dinâmica da atuação de um mercado das letras nesta época de incertezas e de baixa das ações dos textos de alta literatura. Reúne treze artigos, distribuídos em três seções temáticas que se complementam: “Literatura, público e mercado”; “Público e mercado: do passado ao presente”; e “Literatura e mercado: que racionalidade os conduz?”.


Tags da postagem

eduerj ebook e-book