Diretor da ABEU participa de evento sobre gestão coletiva de direitos autorais

Evento abriu a semana da Bienal do Livro de São Paulo

Em 29/08/2016 14:36
Atualizado em 29/08/2016 15:19

Notícia por ABEU

Diretor da ABEU participa de evento sobre gestão coletiva de direitos autorais

No último dia 23 de agosto, a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) realizou um evento para debater a gestão coletiva de direitos autorais do livro, assim como faz o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) pela música. O seminário teve apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e ocorreu no auditório da ABDR, localizado na Av. Angélica, 2.530 – São Paulo / SP, das 9h às 12h45.  Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), Marcelo Di Renzo, esteve presente na cerimônia para representar a entidade

Na abertura do evento, o primeiro painel da programação fez um panorama da gestão coletiva de direitos autorais na Argentina e em países europeus. A comitiva foi composta também por Ana Maria Cabanellas, editora e membro do comitê executivo da Internacional Federation of Reprodution Right Organization (IFRRO), que relatou sobre a realidade dos direitos autorais nos países vizinhos ao Brasil, e por Victoriano Colodrom, diretor do Copyright Clearance Center (CCC). 

A segunda sessão do evento, contou com a presença de um representante do Ministério da Cultura (MinC), com o debate sobre a regulamentação da gestão coletiva dos direitos autorais no Brasil. O professor Antonio Carlos Morato, da Faculdade de Direito da USP, abordou o tema "Pessoas jurídicas e a titularidade originária de direitos autorais" e a professora Elizabeth Saad, da Escola de Comunicação e Artes da USP, relatou sobre "Livros digitais no Brasil".

Fonte: PublishNews



Tags da postagem

Marcelo Martins Di Renzo presidente marcelo direnzo ABEU Nível de Informação Nível de Comunicação Utilidades snel abdr