Editora FGV lança Dicionário histórico-biográfico

Novo livro será disponível em e-book

Em 19/11/2015 08:40
Atualizado em 23/11/2015 15:38

Notícia por ABEU

Editora FGV lança Dicionário histórico-biográfico

Coordenado pela pesquisadora Alzira Alves de Abreu, a obra registra os mais importantes acontecimentos do período, como constituições, partidos políticos, revoltas, movimentos políticos e sociais, veículos de imprensa; e ainda apresenta um grande número de charges e caricaturas da época. Além disso, reúne as biografias de todos os personagens que se destacaram durante a Primeira República, desde seus presidentes, vice-presidentes e demais políticos, até chefes de revoltas e rebeliões, líderes de movimentos políticos e sociais, jornalistas, lideranças operárias, intelectuais e empresariais.

Também denominada República Oligárquica, República do Café com Leite e República dos Coronéis, a Primeira República, iniciada com o golpe que pôs fim à Monarquia em 15 de novembro de 1889, e que durou até 1930, é vista até hoje sob um prisma negativo. Contudo, novos estudos propiciaram uma revisão da atuação das oligarquias regionais, indicando que seu sistema oligárquico era mais complexo do que até então se tinha apontado.

A industrialização, a formação da classe operária brasileira, a criação de partidos políticos e organizações sindicais, com suas reivindicações trabalhistas, também tiveram seu início durante o período, que consolidou juridicamente os limites territoriais do Brasil e fortaleceu o jornalismo, através de revistas dedicadas à crítica satírica dos costumes e da política.

A obra está disponível apenas no formato ebook nos sites da Editora FGV, Apple, Amazon, Google Play e Kobo



Tags da postagem

Conhecimento da Humanidade