Editora IFG promove encontro nacional de editores da Rede Federal em junho

O Enedif 2016 quer estabelecer uma discussão sobre a produção editorial nas instituições universitárias públicas

Em 13/06/2016 16:43

Notícia por ABEU

Editora IFG promove encontro nacional de editores da Rede Federal em junho

A Editora do Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar, entre os dias 22 e 24 de junho, o I Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Enedif 2016, que acontece no Campus Goiânia do IFG. As inscrições já estão abertas no site (http://blogs.ifg.edu.br/enedif/) e podem ser feitas gratuitamente.

Como o desdobramento de uma série de webconferências realizadas nos últimos meses, o Enedif 2016 vai reunir representantes de editoras e coordenações de publicação de todo o país com o objetivo de criar um espaço de discussão sobre a produção editorial nas instituições universitárias públicas, sobretudo nas que compõem a Rede Federal. O foco será estabelecer um espaço de diálogo sobre as principais questões que interessam à prática das editoras e coordenações de publicação, como a formação das equipes, a promoção dos trabalhos editoriais, o estabelecimento de parcerias e a comercialização de livros e revistas.

A programação do evento inclui três minicursos que estarão abertos a toda a comunidade acadêmica: “A produção do Livro Digital”, com Selma Beltrão e equipe; “Adaptando dissertações e teses para Livro”, com a revisora Maria Lúcia Kons, e “A revisão textual: técnica e prática”, com a experiente professora Magda Querino.

Além disso, haverá a participação de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), da Associação Brasileira das Editoras Científicas (Abec) e da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Logo em seguida, no encerramento, a renomada professora e pesquisadora Leilah Bufrem discutirá sobre os desafios da prática editorial em tempos de produtivismo acadêmico.

Está previsto ainda o lançamento da coleção “Instituto Federal de Goiás: história, reconfigurações e perspectivas”, uma publicação em três volumes que trata do passado, do presente e do futuro do IFG e da Rede Federal. Três autores da obra integrarão uma mesa-redonda para debater, em diferentes abordagens temporais, a educação profissional no Brasil.

Fonte: Ascom Editora IFG


Tags da postagem

Comportamento Social Nível de Comunicação Cosmopolitismo / Idiomas editora ifg enedif2016