Editora UFPE ultrapassa a marca de 500 e-books gratuitos em novo portal

Migração do catálogo de obras eletrônicas foi iniciada em maio

Em 19/07/2021 12:53
Atualizado em 19/07/2021 17:50

Notícia por ABEU

Editora UFPE ultrapassa a marca de 500 e-books gratuitos em novo portal

Em maio, a equipe de servidores e estagiários da Editora UFPE assumiu a tarefa de implantar um novo site para a disponibilização gratuita de livros eletrônicos. Para isso, a editora passou a utilizar um programa de gerenciamento administrativo e editoria mais estável, ágil e moderno, interligado ao sistema Open Monograph Press (OMP), um software de código livre. A meta era subir, até o final de 2021, 700 obras digitais. Após pouco mais de dois meses, o grupo comemorou na última semana o fato de já ter alcançado e ultrapassado a marca de 500 títulos disponibilizados.

“Isso implicou engajarmos remotamente servidores e estagiários, mesmo em meio à pandemia, para executar a tarefa de migrar todo o nosso catálogo digital para um novo portal. Diariamente, estamos firmes nessa caminhada e alcançamos rapidamente cerca de 70% do que havíamos estipulado inicialmente”, explica o diretor da Editora, Diogo Fernandes. Para dar publicidade ao portal, foi criada a campanha “E-books para todos”, através da qual semanalmente são apresentadas ao leitor, por meio das redes sociais da Editora e do boletim de notícias da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sugestões de leitura de títulos do acervo. O objetivo é consolidar o site de livros eletrônicos como uma ferramenta a favor da democratização do saber produzido pela UFPE e até mesmo por outras universidades parceiras.

“Toda vez que o leitor baixar um livro, pode ter a certeza de que estivemos unidos nos bastidores, num trabalho em cadeia, para que sua leitura digital fosse possível. E vamos continuar firmes para alcançarmos até dezembro, como previsto, cerca de sete centenas de livros eletrônicos, todos gratuitos, bastando apenas ter algum dispositivo conectado à internet para ler”, afirma Fernandes.

A quantidade de downloads tem sido um indicativo de sucesso da nova plataforma. Os dez livros mais baixados pelo público leitor alcançaram o patamar de cerca de 2.500 downloads em apenas 60 dias desde a abertura do site. A expectativa da Editora UFPE é de que a base de acessos cresça ainda mais nos próximos meses, em especial pelos lançamentos de novas obras previstos para acontecer mensalmente até o final do ano.


Tags da postagem

editora ufpe ebook e-book