Editora UFPR lança dois livros sobre filosofia alemã

Schopenhauer e Freud são temas principais dos novos títulos da Editora UFPR, a serem lançados na próxima quarta-feira, 08

Em 06/06/2016 20:07
Atualizado em 07/06/2016 14:05

Notícia por ABEU

Editora UFPR lança dois livros sobre filosofia alemã

A Editora UFPR realiza nesta quarta-feira (08) o lançamento dos livros “Dogmatismo e Antidogmatismo” e “Uma estreita passagem: o conceito de corpo nas obras de Schopenhauer e Freud". O evento acontece às 19 horas na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba.

A noite terá início com uma apresentação dos livros pelo professor Eduardo Ribeiro da Fonseca – um dos organizadores do livro "Dogmatismo e Antidogmatismo" e autor do livro "Uma estreita passagem" – seguida de um bate-papo com os professores Vilmar Debona e Willian Mac-Cormick. Ao final teremos a sessão de autógrafos.

DOGMATISMO E ANTIDOGMATISMO

O livro é uma homenagem à Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola, considerada responsável por um completo rejuvenescimento da leitura e interpretação de Schopenhauer no Brasil. Inspirado pelo trabalho da professora-doutora da Universidade de São Paulo, esta obra conta com investigações de vários jovens pesquisadores sobre a história da filosofia alemã, que vai de Kant a Nietzsche, passando por Schopenhauer.

UMA ESTREITA PASSAGEM

O livro Uma estreita passagem: o conceito de corpo nas obras de Schopenhauer e Freud busca preencher uma antiga lacuna no que se refere aos estudos de Schopenhauer e Freud. A consideração de um vínculo estreito entre os dois autores já foi levada a cabo anteriormente, mas apresenta dificuldades no que diz respeito a uma exposição mais ampla do conjunto do corpo teórico de ambos, como que diluindo o próprio sentido da aproximação na generalidade e na desconsideração de aspectos importantes de suas tramas conceituais.

Fonte: Editora UFPR


Tags da postagem

Editora UFPR Nível de Informação