Editora UFRJ promove debate sobre folclore em nova live

Transmissão acontecerá na próxima quinta-feira (1)

Em 27/09/2020 21:55
Atualizado em 28/09/2020 11:52

Notícia por ABEU

Editora UFRJ promove debate sobre folclore em nova live

A Editora UFRJ promove, na próxima quinta-feira (1), uma nova live. Desta vez, a obra "As Pastorinhas de Realengo", de Ermelinda Paz, professora da UFRJ e da UNIRIO, será o tema da transmissão, que faz parte do projeto "100 anos, 100 livros", em torno das comemorações do centenário da universidade. O evento será transmitido às 17h, pelo Facebook da Editora e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube.

O livro faz o registro de um auto natalino, tradição folclórica representada por moradores do bairro de Realengo, no subúrbio do Rio, no período entre 1940 a 1967. Ao longo da publicação, a autora descreve essa tradição popular que nasceu na Europa e foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI.

Participarão do debate, ao lado de Ermelinda Vaz, Lígia Vassallo, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e primeira diretora da Editora, e Eleonora Gabriel, professora da Escola de Educação Física e diretora da Companhia Folclórica do Rio, ambas da UFRJ. O público também poderá participar formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas em que será transmitido o debate. 

Além de promover debates em torno de livros do catálogo da Editora, o projeto "100 anos, 100 livros" disponibiliza publicações de várias áreas do conhecimento para download gratuito no site da Editora UFRJ.

A transmissão tem apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo do debate.


Tags da postagem

Editora UFRJ ebook e-book live