Editora UFRJ promove live sobre cor e criminalidade

Debate online aconteceu na última quinta-feira (25)

Em 29/06/2020 10:01
Atualizado em 30/06/2020 10:23

Notícia por ABEU

Editora UFRJ promove live sobre cor e criminalidade

Na última quinta-feira(25), a Editora UFRJ promoveu uma live para discutir questões sobre cor e criminalidade. A partir da obra de Carlos Costa Ribeiro, "Cor e criminalidade: estudo e análise da justiça no Rio de Janeiro (1900-1930)", os debatedores discutiram a questão do racismo, seu impacto no cotidiano da população negra no Brasil, que é também a mais vulnerável socialmente, e a importância de políticas públicas inclusivas voltadas a raça, classe, gênero e geração. Além do autor, participaram do debate a professora Jaqueline Gomes de Jesus, do IFRJ, e o escritor Paulo Lins, tendo como mediador o professor Michel Misse, do IFCS/UFRJ. A live foi transmitida ao vivo no perfil da Editora UFRJ no Facebook (www.facebook.com/editora.ufrj) e no canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no Youtube ( www.youtube.com.br/forumdecienciaeculturadaufrj) e está disponível para ser assistida. 

Carlos Costa Ribeiro é sociólogo e tem entre seus principais temas de pesquisa as desigualdades raciais, econômicas e educacionais. Michel Misse é sociólogo, fundador e diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-diretor da Editora UFRJ. Jaqueline Gomes de Jesus  é psicóloga e pesquisadora na área de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça. Paulo Lins, que estudou na Faculdade de Letras da UFRJ, é romancista, roteirista e poeta. É autor do romance "Cidade de Deus", publicado em 1997, que deu origem ao premiado filme de mesmo nome.

A iniciativa faz parte do projeto "100 anos, 100 livros", cuja proposta é promover debates sobre temas tratados em livros do catálogo da Editora e que sejam de interesse da sociedade. O público poderá participar formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas em que serão transmitidos os encontros. Além dos debates, o projeto prevê a disponibilização de, no mínimo, 100 livros de várias áreas do conhecimento para download gratuito no site da Editora UFRJ, ao longo de 2020. Embora seja inspirado na comemoração do centenário da UFRJ, o objetivo é que o projeto se torne permanente.

As transmissões contam com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo dos debates. 


Tags da postagem

Editora UFRJ