Editora UFRJ promoveu debate sobre movimentos sindicais

Gravação da live está disponível no Facebook

Em 17/08/2020 10:19
Atualizado em 18/08/2020 10:19

Notícia por ABEU

Editora UFRJ promoveu debate sobre movimentos sindicais

O livro "Movimentos cruzados, histórias específicas: estudo comparativo das práticas sindicais e de greves entre metalúrgicos e canavieiros" foi lançado pela Editora UFRJ no dia 13 de agosto, às 17h, com a presença de autores da coletânea. O evento foi transmitido pelo Facebook da Editora e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. O livro está disponível para download gratuito no site da Editora. 

A publicação, organizada por José Sergio Leite Lopes, professor titular do Museu Nacional da UFRJ e coordenador do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov), do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, e por Beatriz Heredia, que foi professora de Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), traz artigos de professores e pesquisadores de várias universidades públicas brasileiras. 

Além de José Sergio Leite Lopes, quatro pesquisadores que fazem parte do projeto que resultou no livro participaram da mesa de debate: os sociólogos Mário Ladosky, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Jaime Santos Jr., professor da Universidade Federal do Paraná, e Marilda Menezes, professora da Universidade Federal do ABC, e o historiador e professor da Universidade Federal de São Paulo, Murilo Leal.  

A live faz parte do projeto "100 anos, 100 livros", cuja proposta é promover debates sobre temas tratados em livros do catálogo da Editora e que sejam de interesse da sociedade. O público pôde participar formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas em que foram transmitidos os encontros.

As transmissões contam com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizou tradutores de Libras/Língua Portuguesa para o debate.


Tags da postagem

Editora UFRJ live e-book ebook