Editora UFRJ realizou debate ao vivo sobre filosofia e cultura

Iniciativa faz parte do projeto "100 anos, 100 livros"

Em 19/07/2020 22:34
Atualizado em 20/07/2020 17:49

Notícia por ABEU

Editora UFRJ  realizou debate ao vivo sobre filosofia e cultura

Como parte das atividades do Festival do Conhecimento da UFRJ, a Editora UFRJ transmitiu pelo seu Facebook e pelo canal do Youtube da Pró-reitoria de extensão uma nova live para discutir a obra "A razão nômade: Walter Benjamim e outros viajantes", livro do filósofo e ensaísta Sérgio Paulo Rouanet. A gravação da transmissão continua disponível para o público nas duas plataformas.

O diretor da Editora, Marcelo Jacques de Moraes, foi o mediador do debate, que contou com a participação de Ivana Bentes, pró-reitora de extensão da UFRJ, Alexandre Santini, gestor cultural, escritor, dramaturgo e diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer, e Susana Kampff Lages, doutora em Comunicação e Semiótica e professora do Instituto de Letras da UFF.

A partir das reflexões de Rouanet sobre Walter Benjamin, de quem foi um dos primeiros tradutores no Brasil, os debatedores abordaram os rumos da política cultural brasileira desde a chamada Lei Rouanet, criada pelo autor. O público também teve espaço para participar, formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas onde foi transmitido o encontro.

As lives, cuja proposta é promover debates sobre temas tratados em livros do catálogo da Editora e que sejam de interesse da sociedade, fazem parte do projeto "100 anos, 100 livros", que consiste em disponibilizar para download gratuito em seu site, ao longo de 2020, no mínimo 100 livros, de várias áreas do conhecimento, que marcaram a trajetória da Editora UFRJ.

A transmissão contou com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizou tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo do debate.


Tags da postagem

Editora UFRJ live