Editora UFRJ realizou live inspirada na batida do funk e do hip-hop

Debate fez parte da programação do Festival do Conhecimento

Em 27/07/2020 11:36
Atualizado em 27/07/2020 15:52

Notícia por ABEU

Editora UFRJ realizou live inspirada na batida do funk e do hip-hop

No dia 23 de julho, a Editora UFRJ promoveu uma nova live como parte da programação do Festival do Conhecimento da UFRJ. O livro "O funk e o hip-hop invadem a cena", de Micael Herschmann, professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ, foi o tema do debate. A transmissão foi realizada pelo Facebook e pelo canal do YouTube da Pró-reitoria de Extensão, e a gravação continua disponível para o público reassistir. 

Heloisa Buarque de Hollanda, ex-diretora da Editora, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) e do projeto de extensão Universidade das Quebradas, ambos da  UFRJ, foi a mediadora do debate. Participaram ainda a cantora e MC Deize Tigrona, uma das primeiras vozes femininas do funk carioca, e Adriana Facina, professora de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF.

A partir do universo da música, no qual se inserem o funk e o hip-hop nas suas diversas formas de expressão, os debatedores discutiram o lugar que esses gêneros ocupam no cenário cultural brasileiro, especialmente junto às camadas jovens menos favorecidas da população, e refletiram sobre o lugar dessas expressões culturais no imaginário social de um Brasil fragmentário e plural. 

As lives, cuja proposta é promover debates sobre temas tratados em livros do catálogo da Editora e que sejam de interesse da sociedade, fazem parte do projeto 100 anos, 100 livros, que consiste em disponibilizar para download gratuito, ao longo de 2020, no mínimo, 100 livros de várias áreas do conhecimento que marcaram sua trajetória.

A transmissão contou com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizou tradutores de Libras/Língua Portuguesa para a tradução ao vivo do debate.


Tags da postagem

Editora UFRJ