Editora UFSC celebra 40 anos de história

Diversas ações foram planejadas para comemorar a data

Em 02/11/2020 23:26
Atualizado em 03/11/2020 10:55

Notícia por ABEU

 Editora UFSC celebra 40 anos de história

“Porta de saída das publicações técnicas, científicas, literárias e culturais da Universidade Federal de Santa Catarina e da comunidade em geral.” Assim sua diretora, Gleisy Regina Bóries Fachin, resume a atuação da Editora da UFSC (EdUFSC), que celebrou, na última sexta-feira (30), 40 anos desde sua instituição, em 1980, por meio da Resolução nº 005/GR/80

Diversas ações foram planejadas para a celebração da data. Um site especial foi criado para apresentar as quatro décadas de história, com destaque para uma linha do tempo que inclui fotografias antigas e recentes e recortes de jornais, entre outros materiais. Além disso, a TV UFSC lançou uma série especial, com episódios semanais e depoimentos de pessoas ligadas à história da Editora. O primeiro programa, liberado na sexta-feira, tem como convidado o reitor Ubaldo Cesar Balthazar. Também faz parte das atividades comemorativas o lançamento de um catálogo que reúne as publicações da EdUFSC desde 2017.

A Editora da UFSC já publicou 1.180 títulos, em uma média de 30 obras por ano. A Coleção Didática é sua principal linha de produtos, em atenção à sua missão: a de ser uma editora universitária que atende à demanda técnico-científica, acadêmica e cultural da UFSC, assim como da comunidade em geral. A EdUFSC contribui com a disseminação do conhecimento, por meio da publicação de obras com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, além de preços acessíveis aos estudantes e ao público em geral. Isso sem contar os mais de 60 e-books disponibilizados gratuitamente, que também colaboram para que a editora cumpra sua função social, enquanto editora de uma universidade pública federal.

Ao longo de seus 40 anos, a Editora passou por diversas transformações, adaptando-se às demandas de cada época e às exigências do mercado editorial. Entre as mudanças mais recentes, destacam-se a realização de concursos literários desde 2010, seu processo de estruturação como um projeto institucional da UFSC, em andamento desde 2016, com o objetivo de inserir a EdUFSC em todos os processos internos da Universidade, e a busca pela regulamentação financeira e fiscal – em agosto de 2018, conquistou seu CNPJ e atualmente se organiza para obter a inscrição estadual. E, como ocorre com pessoas e organizações em todo o mundo, neste ano, mais do que nunca, a EdUFSC vem se reinventando em razão da pandemia de Covid-19. Desde março de 2020 foram feitas alterações nas rotinas e nos processos de trabalho, com maior incorporação de recursos tecnológicos, bem como nos procedimentos de submissões de livros, que agora ocorrem de modo 100% digital. Também foi reaberta a livraria virtual, e a EdUFSC vem participando de feiras virtuais de todo o país.

Algumas coisas, contudo, se mantêm estáveis ao longo das décadas: desde sua criação, a Editora da UFSC se pauta por uma atividade voltada ao ensino, à educação, à ciência e às artes, com ênfase na academia, no público universitário e na comunidade em geral. “É a casa publicadora da produção científica, técnica e literária da Universidade”, afirma Gleisy, ressaltando a importância da Editora para mostrar à sociedade o que é produzido na instituição. Não são, contudo, somente as obras dos membros da comunidade universitária que têm espaço ali. “A Editora foi criada, na proposta original de 1980, para que atendesse a produção científica da universidade e da comunidade em geral. Então, ela aceita publicações de outras universidades e de pessoas da comunidade”, complementa a diretora. 

O seu papel para a popularização do conhecimento é enfatizado também pelo reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar: “Há espaços imprescindíveis em uma Universidade. E a nossa editora é um deles: essencial, fundamental, a quem cabe uma de nossas mais importantes missões, a de difundir tanto conhecimento. Vida longa à Editora Universitária e vida longa aos livros!”. 


Tags da postagem

Editora UFSC