Editora Unisinos celebra, em 2018, seus 25 anos

Carlos Alberto Gianotti, editor-executivo, emitiu uma nota sobre o legado da editora

Em 29/01/2018 15:30
Atualizado em 30/01/2018 00:35

Notícia por ABEU

Editora Unisinos celebra, em 2018, seus 25 anos

A Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RN) comemora esse ano de 2018 25 anos de trajetória. O editor-executivo da editora, Carlos Alberto Gianotti, emitiu uma nota para homenagear a instituição e suas conquistas. À frente da editora desde 1993, ele participou da fundação com a elaboração e posterior implementação de seu projeto editorial.

Segue a abaixo a nota na íntegra.  

"A Editora Unisinos [da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS] está comemorando em 2018 seus 25 anos de existência, com um catálogo de mais de 700 títulos. Sua linha editorial enfatiza edições de obras de Filosofia, Filosofia do Direito e Ciências da Comunicação. Hoje metade dos títulos que publica a cada ano é constituída por traduções de obras de autores renomados em suas áreas.

Dispõe de um conjunto reduzido de colaboradores, o que, sem dúvida, é um valor para uma editora universitária de porte médio. Serviços de projeto gráfico de capas, de revisão e, quando é o caso, de tradução são prestados por uma competente equipe de profissionais terceirizados. A Editora conta com um Diretor, Prof. Dr. Pedro Gilberto Gomes, um editor-executivo, Prof. Carlos Alberto Gianotti, e um Conselho Editorial, de cinco membros, responsável pela análise das obras encaminhados à publicação.

Por acreditar que também é função de editoras universitárias produzir obras que possam interessar ao público não acadêmico, mantém uma coleção de livros de bolso, comercializados a valores acessíveis, a Coleção Aldus. A maioria dos títulos que a compõem é encomendados a autores que elaboram o ensaio em linguagem acessível. Tornou-se o carro-chefe das vendas da Editora.

É comum se ouvir dizer que editoras universitárias têm a função de publicar o "conhecimento" produzido na academia. É uma caracterização um tanto simplificada: sua função, se não é a de fomentar a leitura - e essa, com efeito, não é o seu objetivo - deve, pelo outro lado, em primeiro lugar, incentivar a escrita dos docentes/pesquisadores, de forma que a matéria escrita chegue ao universitário, servindo como elemento proporcionador do contato com as diferentes linhas do saber; em segundo lugar, deve buscar no exterior obras de alto padrão para serem traduzidas. Essa tem sido, ao longo desses vinte e cinco anos a proposta da Editora Unisinos, ao lado da continuada busca de produzir livros, como peças físicas, editorialmente qualificados.

Carlos Alberto Gianotti,

Editor-executivo da Editora Unisinos"


Tags da postagem

25 anos Editora Unisinos Nível de Informação Nível de Comunicação