EdiUnesc publica livro sobre Santa Catarina durante a 2ª República

Coletânea de ensaios aborda o Estado Novo

Em 13/07/2018 16:55
Atualizado em 16/07/2018 16:39

Notícia por ABEU

EdiUnesc publica livro sobre Santa Catarina durante a 2ª República

Em parceria com a Editora Univali, a EdiUnesc publica "Histórias de Santa Catarina na Segunda República (1930 - 1945)". Trata-se de uma coletânea de ensaios organizada por João Henrique Zanelatto e Ismael Gonçalves Alves, que trazem um recorte de um período da história brasileira sob um olhar regional. 

Em seus quase 80 anos, a Segunda República, ou comumente apresentada na historiografia como “Era Vargas”, caracterizou-se por um período de mudanças sociopolíticas, econômicas e culturais: centralização política, construção de projetos autoritários, crescimento industrial, urbanização, embates entre capital e trabalho – o Estado, colocando-se na condição de mediador. 

Estado e capital queriam um trabalhador saudável, ordeiro e disciplinado. Na cultura, deram a tônica do período o discurso nacionalista e a busca de uma suposta identidade nacional, a qual foi expressa por meio da arte: música, literatura, pintura.


Tags da postagem

história santa catarina estado novo Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação segunda republica