EdUERJ realizou live de lançamento de obra sobre teoria da literatura e história da crítica

Transmissão aconteceu no dia 23/10

Em 26/10/2020 11:45
Atualizado em 26/10/2020 16:08

Notícia por ABEU

EdUERJ realizou live de lançamento de obra sobre teoria da literatura e história da crítica

Na última sexta-feira, 23 de outubro, às 17h30, a EdUERJ realizou a live de lançamento do livro "Teoria da Literatura e história da crítica: momentos decisivos", de Nabil Araújo. O evento, transmitido pelo Facebook da Editora, contou com a presença do autor e também dos convidados Rafael Guimarães Tavares da Silva (UFMG) e Thiago Nunes Santana (University of Minnesota).

A transmissão, indicada para pesquisadores e estudiosos da área de Letras, tratou de temas cujas perspectivas perpassam a evolução dos estudos de literatura e da crítica literária. Durante a live foram discutidos temas como a modernidade crítica e a emergência da Teoria da Literatura como metodologia dos Estudos Literários; a Teoria da Literatura e a questão do fundamento crítico; o desenvolvimento dos Estudos Literários na Antiguidade, Modernidade e Pós-Modernidade; e a natureza e o papel da história da crítica nos estudos literários.

O livro "Teoria da Literatura e história da crítica" reúne aspectos vitais dos estudos de literatura, ao mesmo tempo em que permite a apreensão do contexto historiográfico em que se desenvolveu a disciplina. Além disso, esmera-se em uma minuciosa análise sobre "Theory of Literature" (1949), de René Wellek e Austin Warren, considerado um divisor de águas dos estudos literários, inspirando a disciplina homônima como um domínio eminentemente metacrítico. A obra pode ser adquirida em versão impressa ou baixada gratuitamente em versão e-book no site da EdUERJ.

A transmissão da live está disponível no Facebook da editora.


Tags da postagem

eduerj live ebook e-book