Edufba disponibiliza novas obras na plataforma SciELO LIvros

Livros podem ser baixados gratuitamente

Em 29/06/2020 12:28
Atualizado em 30/06/2020 10:53

Notícia por ABEU

Edufba disponibiliza novas obras na plataforma SciELO LIvros

A Edufba - Editora da UFBA disponibilizou três obras na plataforma SciELO Livros. Os títulos "Cidade, corpo e alimentação: aproximações interdisciplinares", "Cadastro Único: tecnologia de reclassificação social" e "Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado" podem ser baixados gratuitamente, em formato PDF, na plataforma online. 

Saiba mais sobre as obras disponibilizadas: 

1. Cidade, corpo e alimentação: aproximações interdisciplinares, organizado por Maria Lúcia Magalhães Bosi, Shirley Donizete Prado, Ligia Amparo-Santos

Esta obra, pioneira na temática, reúne estudos sobre corpo e alimentação na interface do urbano como experiência para, a partir daí, fazer pensar e explorar possibilidades. Quais interfaces da categoria cidade com estudos sobre corpo e alimentação? Destacam-se perspectivas analíticas que ultrapassam as expressões físicas, concretas das cidades, reconfigurando-as como experiência que se desdobra no espaço urbano, demandando um olhar inspirado por distintos saberes e campos disciplinares. Cidades e sujeitos se entrelaçam, produzem-se mutuamente, conformando movimentos de pensar, agir e sentir em constante transformação, em todas as esferas da vida, dentre elas a saúde e a alimentação. Constitui um texto de grande interesse para nutricionistas, psicólogos, médicos e demais profissionais/pesquisadores do campo da Saúde (Coletiva) e das Ciências Humanas e Sociais, bem como, para todos aqueles que se debruçam sobre a complexa trama entre corpo e alimentação no espaço urbano.

2. Cadastro Único: tecnologia de reclassificação social, de José Carlos da Exaltação Torres

O livro analisa o processo de criação, desenvolvimento e operacionalização do sistema de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Por meio de entrevistas, noticiário jornalístico e consultas a documentação institucional, a obra se debruça sobre a gerência das políticas sociais focalizadas que exigem a operação de uma estrutura institucional e tecnológica complexa, voltada à produção de estatísticas para se definir sobre quem são os pobres do Brasil – o público-alvo das ações assistencialistas do Estado.

3. Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado, organizado por Rita de Cássia Pereira Fernandes, Mônica Angelim Gomes de Lima e Tânia Maria de Araújo

“Padrões de saúde e qualidade de vida das populações são estabelecidos por redes complexas de relações entre produção e ambiente”. A obra tem como objetivo explorar e descrever as condições de trabalho distintas, afetando a gênese e a permanência dos problemas de saúde gerados entre os trabalhadores do estado da Bahia e seus familiares. É uma apresentação de realidades diversas que permitem observar a diversidade do mundo que nos cerca (envolvendo a produção e o ambiente) e seus impactos na saúde.


Tags da postagem

Edufba ebook e-book