Edufba libera novos títulos na plataforma SciELO Livros

Obras estão disponíveis para compra

Em 18/01/2021 12:23
Atualizado em 18/01/2021 15:17

Notícia por ABEU

Edufba libera novos títulos na plataforma SciELO Livros

A Edufba - Editora da Universidade Federal da Bahia disponibilizou dois novos títulos na plataforma SciELO Livros: a obra Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa, de Ciane Fernandes, e Política Cultural: conceito, trajetória e reflexões, com organização de  Renata Rocha e Juan Ignácio Brizuela. Ambas as obras estão disponíveis para compra.

Confira abaixo o resumo dos livros:

Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa, de Ciane Fernandes

O livro traça o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa de pesquisa em artes cênicas, a partir de uma perspectiva autobiográfica, simultaneamente acadêmica e poética, analítica e criativa. A abordagem inédita no país faz parte do terceiro paradigma metodológico, integrando o arcabouço da prática artística como pesquisa, que vem sendo desenvolvida principalmente na Austrália, Escandinávia e Inglaterra, e que é apresentada na obra num entrelaçamento de criação interartística fundamentada na corporeidade e reflexão teórica transdisciplinar. A abordagem associa a educação somática e os estudos da performance, fundamentando-se na Análise Laban/Bartenieff de Movimento, no Movimento Autêntico, na dança-teatro e na performance, integrando também questões relativas à improvisação, à dança e diferença (dança inclusiva), à intervenção urbana e à ecoperformance.

Política Cultural: conceito, trajetória e reflexões, organizado por Renata Rocha e Juan Ignácio Brizuela

O livro foi concebido com o intuito de comemorar os 30 anos do conceito de política cultural de Néstor García Canclini, um clássico no campo de estudos da cultura. Os artigos que constituem a obra buscam refletir sobre a relevância das políticas culturais num cenário em que a própria ideia de nação é posta em xeque diante da potência dos grupos hegemônicos de cultura e comunicação e das novas formas de criatividade e consumo cultural possibilitadas pelas tecnologias. Em síntese, a publicação contribui para a consolidação acadêmica da política cultural e para a formação crítica daquelas(es) que atuam no âmbito da organização cultural no Brasil.


Tags da postagem

Edufba ebook e-book