EdUFSCar emplaca duas de suas publicações entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2016

Ambas os títulos finalistas foram indicados na categoria "Comunicação"

Em 31/10/2016 15:40
Atualizado em 31/10/2016 17:13

Notícia por ABEU

EdUFSCar emplaca duas de suas publicações entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2016

A EdUFSCar foi uma dentre as outras editoras universitárias associadas à ABEU que teve alguns de seus títulos indicados como finalistas no 58º Prêmio Jabuti 2016. Duas obras da EdUFSCar foram indicadas na mesma categoria, "Comunicação", e tratam do tema jornalismo. Elas são: "Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado", e "Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano". A próxima etapa acontece no dia 11 de novembro, quando será divulgada a escolha dos três ganhadores de cada categoria.

Em "Para além do código digital" o autor revê criticamente os valores tradicionais do Jornalismo, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida pensar o lugar e os sentidos dessa prática diante dos fluxos digitais de informação. Afirma então que o jornalista se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo, atividade destinada a profissionais intelectualmente bem formados e eticamente responsáveis.

Já em "Jornalismo em trânsito", a autora realiza um mergulho empírico no trânsito de São Paulo para pensar o jornalismo como um espaço de encontro das diversidades, trafegando entre a Sociologia e a reflexão sobre a prática jornalística em busca do diálogo social solidário. Descobre então que o caótico cenário do trânsito de São Paulo é igualmente um lugar de encontros, muitas vezes forçados e violentos, mas também de empatia e cumplicidade.

Fonte: Pluricom Comunicação Integrada


Tags da postagem

58º Prêmio Jabuti premio jabuti edufscar Nível de Informação Nível de Comunicação