Escritório do Livro da Embaixada da França promove eventos

Encontros discutem poesia e temas da atualidade

Em 21/10/2019 14:20
Atualizado em 21/10/2019 16:05

Notícia por ABEU

Escritório do Livro da Embaixada da França promove eventos

Organizados pela Escritório do Livro da Embaixada da França, diversos eventos promovem múltiplos diálogos acerca de questões socioculturais da atualidade. No da 16 de outubro, a conferência "Democracia em colapso?",  com o pesquisador da história do marxismo na América Latina Michael Löwy, discutiu o as possibilidades e limites do conceito de democracia. O seminário internacional ainda contou com a participação de autores como Silvia Frederici, Patricia Hill Collins, Angela Davis, Marilena Chauí, Juca Kfouri, Vladimir Safatle, Eduardo Moreira, Maria Rita Kehl, entre outros autores e pesquisadores.

Outro evento foi a FLUP: Festa Literária das Periferias. Em sua oitava edição, realizada no Museu de Arte do Rio, a festa  celebrou o poder da poesia falada e o feminismo negro, movimentos que redesenharam a produção cultural do país neste século. Este ano, o grande homenageado foi o artista pernambucano Solano Trindade, primeiro poeta ativista negro no Brasil e um dos criadores do teatro negro brasileiro. Além disso, a festa literária contou com uma programação diversa, com batalhas poéticas, oficinas, mesas de debate, lançamento de documentário, entrega de prêmio e apresentações musicais.

Por último, a Semana de Poesia com Conceição Evaristo e outros poetas francófonos e brasileiros é organizada com o objetivo de apoiar diferentes eventos para promover todas as formas de poesia. O festival irá reunir Leonardo Tonus, Conceição Evaristo e Guillaume Métayer para uma semana de debates sobre a literatura e a poesia, ocorrendo ainda, no dia 29 de outubro, o lançamento da coletânea de poemas de Conceição Evaristo em duas línguas. 


Tags da postagem

escritório do livro