Essentia Editora abre oportunidade para publicação de livros

O período para envio de propostas vai até 24 de agosto

Em 29/06/2020 11:46
Atualizado em 29/06/2020 17:29

Notícia por ABEU

Essentia Editora abre oportunidade para publicação de livros

A Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense (IFF), abriu seleções para apoio à publicação de livros propostos pelas comunidades externa e interna à instituição. Os interessados devem estar atentos às regras e aos requisitos para submissão, cujo prazo segue até 24 de agosto.

Para a seleção externa poderão encaminhar propostas de publicação para trabalho inédito autores individuais que não tenham vínculo institucional com o IFF; e organizadores de obra coletiva também sem vínculo institucional com o instituto. Cada proponente pode submeter uma única proposta que trate de ao menos uma das seguintes temáticas: questões relacionadas às regiões nas quais o Instituto está inserido; e educação profissional e tecnológica no âmbito do ensino público. Ressalta-se que o apoio não contempla livros didáticos ou de ficção.

Ao se inscrever, o autor deve encaminhar para o email edital.livrosessentia@iff.edu.br os seguintes documentos, conforme as orientações do Título II do Edital N.º 60/2020: Ficha de Inscrição do livro - Edital Externo 2020 (Anexo A); Termo de compromisso (Anexo B); Termo de Autorização de Uso de Imagem em Publicação  (Anexo C), se for o caso; texto com a proposta do livro no formato Word, sem identificação dos autores.

Por outro lado, para a seleção interna poderão encaminhar proposta de publicação discentes com matrícula ativa no período de inscrição, docentes e técnico-administrativos, aposentados ou não, do IFF. Cada proponente deve submeter apenas uma proposta que poderá ser resultado de atividades acadêmicas desenvolvidas no Instituto ou em cooperação com outras instituições, não sendo aceitos livros didáticos nem de ficção.

Os autores deverão enviar o texto em PDF, sem identificação, além dos seguintes documentos, conforme orientação do Título II do Edital N.º 59/2020: Ficha de Inscrição do livro - Edital Interno 2020 (Anexo A); Termo de compromisso (Anexo B); e Termo de Autorização de Uso de Imagem em Publicação (Anexo C), se for o caso. Servidores do IFF devem enviar a documentação via Suap (orientações no Anexo D); para os discentes, o encaminhamento deverá ser feito, em formato PDF, por e-mail, para o endereço edital.livrosessentia@iff.edu.br.

Em ambas as seleções, as inscrições deferidas pela Comissão de Editores Científicos serão conhecidas no dia 11 de setembro, após o processo de desk review. Já a homologação, a ser divulgada no dia 22 de setembro, será realizada pelo Conselho Editorial, que encaminhará as propostas para avaliação por pareceristas em sistema duplo-cego (sem identificação dos autores/organizadores).

O resultado final será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2021, com a publicação dos livros selecionados em maio de 2022. Confira outras informações no Portal de Seleções


Tags da postagem

essentia editora edital