Fundação Editora da Unesp completa 25 anos de atividades

Editora já publicou mais de 2.500 títulos, sendo 40 vezes premiada

Em 05/04/2021 10:16
Atualizado em 05/04/2021 14:53

Notícia por ABEU

Fundação Editora da Unesp completa 25 anos de atividades

A Fundação Editora da Unesp completou, na última quinta-feira, 1º de abril de 2021, 25 anos de atividades dedicadas a levar ao público leitor o melhor da produção editorial: desde o conhecimento produzido dentro das fronteiras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e de outras instituições até os clássicos consagrados no Brasil e no exterior. Ao longo desta trajetória de sucesso, suas estantes contam com mais de 2.500 títulos publicados e 40 prêmios alcançados dentro do País e fora dele, demonstrando o sucesso do projeto, que vai além do papel de uma editora universitária tradicional.

Esta história começa ainda em 1987, com o lançamento das primeiras bases do que veio a ser a Editora Unesp. Por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), o objetivo de criar uma editora moderna, ágil e, sobretudo, com capacidade ampla de produzir conhecimento e difundi-lo começava a se desenhar logo após o final da ditadura civil-militar (1964-1985), num novo contexto, que exigia democracia e novos ares para o País. Sua primeira publicação, em conjunto com a Editora Paz e Terra, dá a dimensão da empreitada: "Sartre no Brasil - A conferência de Araraquara", um registro da passagem do filósofo francês e de Simone de Beauvoir pelo território nacional.

Com a criação da Fundação Editora da Unesp, ganhou-se maior autonomia editorial e administrativa e foi geradora de outros processos bem-sucedidos, como o segundo selo da FEU, Cultura Acadêmica, a Universidade do Livro, que oferece cursos e eventos a leitores e profissionais das áreas ligadas ao ecossistema do livro, e a Livraria Unesp, que conta com loja física, virtual e móvel. 

"A atenção à presença comercial e a sempre renovada preservação de nossa rede de distribuição, especialmente em um país com as dimensões do Brasil, permitem que nossos livros circulem e cumpram seu destino. Isso sem contar as centenas de e-books à disposição do público de forma gratuita", explica o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. "Por isso, alcançar data tão longeva e auspiciosa, como estas bodas de prata que completamos com nossos leitores e parceiros do mercado editorial, sinaliza que estamos no caminho certo, diuturnamente em busca de produzir conteúdo e compartilhar conhecimento, não por acaso lema da Fundação Editora da Unesp."

A Editora disponibilizou em seu canal no YouTube um vídeo em comemoração à data. Confira aqui.

A ABEU parabeniza a Editora Unesp pelos seus 25 anos de atividade e contribuições para a disseminação do conhecimento e da literatura.


Tags da postagem

editora unesp