Lançameno da Editora Unesp reflete sobre o momento atual à luz de Gramsci

Autor é especialista em Ciência Política

Em 13/07/2018 16:47
Atualizado em 16/07/2018 16:31

Notícia por ABEU

Lançameno da Editora Unesp reflete sobre o momento atual à luz de Gramsci

Ao longo de dez capítulos, em seu lançamento pela Editora Unesp, "Gramsci e a emancipação do subalterno", Marcos Del Roio articula conceitos fundamentais para entender os processos atuais de dominação: hegemonia, subalternidade, jacobinismo, revolução passiva, reforma intelectual e moral, espírito de cisão, educação e autoeducação das massas. 

“As observações de Gramsci sobre a subalternidade são muito importantes para se entender os processos de dominação ou de adestramento da subjetividade por meio da educação, principalmente no Brasil, onde se vive um processo de permanente educação repressiva”, salienta a filósofa Anita Helena Schlesener, que assina o prefácio da obra.

Marcos Del Roio é formado em História e Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciência Política pela FFLCH.


Tags da postagem

luta de classes Conhecimentos Liberais Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação gramsci ciencia politica momento atual